sexta-feira, 31 de agosto de 2012

9ª Festa do Maracujá no Lourenço será neste sabádo (01)

*Por Blog Iguatemi Notícias
 
 

Uma das maiores e melhores festa da Zona Rural de Livramento de Nossa Senhora, Bahia tinha virado tradição há alguns anos e quando era para ser realizado a 8ª edição por diversos motivos não teve, mas em 2011 retornou com toda força com o principal organizador Alberto Carlos da Rocha (Zé Gatinha) e este ano terá novamente a 9ª Festa do Maracujá na comunidade do Lourenço será realizada neste sábado, 01 de setembro. As atrações serão a Banda Me Hrra, Xamego Proibido, Mulher Assanhada e DJ Janilson.
 
Nestes links aqui em baixo você pode ver músicas, fotos, vídeos e muito mais das atrações da 9ª Festa do Maracujá:
 
http://palcomp3.com/forromulherassanhada/
 
http://palcomp3.com/xamegoproibido/
 
http://www.djjanilson.com.br/

Facebook do organizador da Festa (Zé Gatinha):

http://www.facebook.com/albertocarlos.darochabrito

Evento no Facebook:

http://www.facebook.com/events/180424375424998/

Comunidade da festa no Orkut:

http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=51232276&hl=pt-BR

 
 mulher assanhada, Festa do Maracujá no Lourenço, zona rural de LivramentoXamego Proibido, Festa do Maracujá no Lourenço, zona rural de Livramento
 

Livramento ultrapassa 43 mil habitantes: IBGE divulgou hoje as estimativas populacionais dos municípios em 2012

livramento, população, ibge

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (sexta-feira) as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2012.

Segundo dados do órgão, Livramento de Nossa Senhora, Baha, está com exatamente 43.514 mil habitantes. Em
2010 a população estimada era de 42.693 habitantes.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.


Fonte: IBGE

Veja os outros municípios do Brasil:


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Blog Iguatemi entrevista o candidato a vereador Jornalista Raimundo Marinho (PTC)


Como nenhum site/blog do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia não entrevistou nenhum candidato a vereador até o momento, então o Blog Iguatemi resolveu entrevistar o maior número de candidatos a vereador de Livramento até o dia da eleição via E-MAIL. Na intensão de deixar o eleitor mais informado em quem poderá votar, pois o candidato poderá falar de sua vida, projetos, etc.
 
O leitor que tiver preferencia pelo próximo candidato a vereador a ser entrevistado pelo Blog Iguatemi é só comentar aqui em baixo, deixando o nome e e-mail dele e sugeri perguntas.


Iguatemi Notícias: Qual será o seu diferencial em relação aos atuais vereadores, caso seja eleito vereador? 
 
Raimundo Marinho: No sentido humano, não sou diferente de ninguém. O que tenho ouvido nas minhas visitas às famílias de Livramento é o grande desejo de se ter na Câmara de Vereadores pessoas em condições morais, intelectuais e técnicas para entender, analisar e saber discutir os problemas da comunidade. Os vereadores atuais têm dificuldades até para ler as correspondências que recebem. Imagine como não sofrem para interpretar as leis! E não existem assessores para suprir essas deficiências. 

Evito comparações, mas, devido à minha experiência, minha formação profissional e preparo intelectual, sobretudo sendo advogado, me considero apto para essa missão. Há ainda um diferencial pessoal que é minha condição de independência financeira, não preciso do mandato como emprego. Quero apenas ser a voz da comunidade, dos ricos e dos pobres, no Legislativo, tido como a Casa do Povo.
 
Iguatemi Notícias: Quais as suas principais propostas para Livramento?


Raimundo Marinho: Existem propostas legislativas, típicas do próprio mandato de vereador, que é, por exemplo, atualizar leis e propor novas leis, para que o sistema legal do município corresponda às verdadeiras necessidades dos livramentenses. Leis que assegurem os direitos dos cidadãos e favoreçam o crescimento social e econômico do Município de Livramento de Nossa Senhora. Por exemplo, revitalizar a lei que protege nosso patrimônio histórico, a lei que regula o uso do solo, a lei que garante o direito de ir e vir das pessoas pelas ruas e calçadas, o ordenamento do trânsito nos aglomerados urbanos, principalmente na sede municipal, lei de proteção aos idosos, às crianças e aos adolescentes.

Entre as propostas administrativas, que também se respaldam em leis, estão o embelezamento da sede municipal, a melhoria dos serviços prestados pelo poder público e a fiscalização rigorosa das ações e das contas do Poder Executivo. A execução das propostas administrativas depende, claro, do gestor público, mas serão apresentadas por nós através de projetos de lei e ou de indicações. E seremos inflexíveis na cobrança para que sejam, efetivamente, executadas. Estamos dispostos a não dar descanso ao prefeito, seja qual for o eleito. Quando alguém se propõe a exercer mandato público tem de estar disposto a trabalhar, sem descanso. E é isso que vou fazer.

O município está um caos, principalmente se comparado a alguns vizinhos, como Macaúbas, Paramirim, Caetité, onde, ao chegar à cidade, a gente sente que há governo, que há administração. O que não é visto em Livramento. O dia-a-dia do mandato indicará que providências merecerão nossa atenção, mas teremos todo cuidado em promover o encaminhamento das necessidades mais urgentes e as que são indispensáveis para o nosso futuro. Com relação à cidade, é urgente a execução do seu Plano Diretor, fazendo o que deixou de ser feito, atualizando e ampliando propostas, a fim de também preparar a cidade para o futuro.

Será um foco semelhante ao que fazemos como jornalista.

Todas as ruas da nossa sede e dos povoados precisam ser calçadas. Os passeios, hoje obstruídos de todas as formas, devem ser regularizados, para embelezar as residências e facilitar o trânsito, principalmente de crianças e idosos. Mas precisamos de grandes obras e urgentes, como um novo sistema de tratamento de esgoto, de novo sistema de abastecimento de água, que se estenda para os povoados. Necessitamos de um novo hospital. A rede escolar tem de ser revista, para requalificação dos professores, modernização das instalações e o preparo dos alunos para o vestibular ou seu encaminhamento para um curso profissionalizante. Nesse sentido, hoje, não temos rumo, não sabemos para onde estamos indo.

Iguatemi Notícias: O que levou você a se candidatar vereador só agora? 

Raimundo Marinho: Desde que meu pai me colocou na escola primária, apenas para ser alfabetizado, pois ele não podia mais que isso, minha vida sempre foi marcada por desafios. Tudo era como curvas no caminho, que eu ia descobrindo aos poucos, sem saber que a curva era uma curva. Vista de longe, parecia o final da estrada. Só que, quando lá chegava, eu enxergava um longo caminho ainda para percorrer. E, assim, fui vencendo os desafios.

Sempre convivi, desde menino, com a sensação de uma força poderosa, invisível, atrás de mim dizendo: “vá”, “faça”, “você pode”, “eu te ajudo”. Até a Câmara, sem dúvida, visualizo uma reta a percorrer, de poucos dias, que consiste em dizer aos meus conterrâneos que atrás de mim alguém me ordena a trabalhar por eles. A partir da Câmara, tenho certeza, uma grande reta se descortinará. E, lá, quero todos de mãos dadas comigo! Quem sabe, um dia, eu possa ouvir a voz invisível dizer: “Obrigado, por se por no caminho junto a tantas das minhas ovelhas”. E eu cantarei para o Senhor o Magnificat de Maria, a mãe de Cristo! 

Iguatemi Notícias: O que você achou dos quase 8 anos de governo do prefeito Carlão?

Raimundo Marinho: Nos primeiros meses do seu primeiro mandato, ele foi muito cobrado, principalmente pelas promessas que fez em campanha. E ele, em momento de rara inspiração, respondia: “Eu não nasci prefeito?”. E assim continuou!
 
Iguatemi Notícias: O que você esta achando das eleições para prefeito em Livramento?

Raimundo Marinho: Nosso processo eleitoral parece tão provinciano quanto o de lugares menos desenvolvidos. A distorção começa na maioria do eleitorado, que vê a eleição como um jogo de futebol. Mas está crescendo a consciência de que é necessário se eleger um bom prefeito e bons vereadores e de que os candidatos devem ser avaliados pela sua folha de serviços à comunidade, seu pensamento, seu preparo e sua idoneidade moral. E nunca pelos sacos de cimento que distribuem. Os políticos fazem da política seu meio de vida e se cercam de amigos e familiares, entre os quais distribuem as benesses públicas.

Iguatemi Notícias: O que você acha de Iguatemi atualmente?

Raimundo Marinho: Já estive aí várias vezes. É uma região ainda muito carente. Está abandonada pelo poder público. Nunca recebeu a atenção devida. A Vila precisa urgentemente ser emancipada. Com a emancipação, receberá mais recursos, terá infraestrutura melhor e seu desenvolvimento será acelerado. Lembra-se de Dom Basílio?

Iguatemi Notícias: Por que você se filiou ao PTC (Partido Trabalhista Cristão)? O que este partido tem que os outros não têm?

Raimundo Marinho: Infelizmente a estrutura partidária no Brasil é promíscua. Não há união em torno de um partido motivada pela ideologia e sim pela conveniência. Os mandatos para representar o povo foram transformados em empregos ou meios de privatizar o orçamento público. Tudo gira em torno das eleições e da perpetuidade no poder. O histórico do PTC (Partido Trabalhista Cristão) ainda é limpo, mas o que mais me atraiu foi a natureza cristã dos seus princípios.

Iguatemi Notícias: O que você acha do candidato a prefeito Paulo Azevedo, caso se torne prefeito? Ele é 'farinha do mesmo saco'? Pelo que eu leio no seu site você não foi muito favorável a candidatura dele! E de Gerardo Júnior/PT unir com Dr. Paulo? Ou estou enganado? Por quê?

Raimundo Marinho: Há as exceções, mas, de uma maneira geral, os políticos são todos "farinha do mesmo saco". Minha opção era por uma terceira via, fora dos atuais polos políticos de Livramento. Os grupos atuais privaram Livramento da base de sustentação do seu desenvolvimento. Trabalham na defesa de interesses grupais eleitoreiros. O emprego para familiares e correligionários é um dos exemplos. Os recursos públicos são drenados para a corrupção.
 
Na terceira via que imaginei, no momento, a opção, não necessariamente a ideal, era Gerardo Júnior, não pela sua ideologia política, que carece de reparos, mas pelo político em formação que ainda é. Como, nas circunstâncias apresentadas, ele achou melhor apoiar o Paulo, seguimos o grupo que ele formou. Foi a orientação do nosso partido, através do seu presidente, Bento Dias. Preservamos, porém, a coligação proporcional para vereadores, formada pelos partidos que originariamente o apoiaram (PT, PC do B, PTC, PSB e PRB). Esses partidos ainda apresentam um perfil de esperança.

O Dr. Paulo não tem demonstrado constância partidária, que é peculiar na política brasileira, mas é quem detém condições de enfrentar a chapa da situação, cujos representantes vem de duas gestões desastrosas. Há até quem o ache politicamente simplório, porém demonstra boa vontade e muita sensibilidade diante da realidade livramentense. É tudo de que necessitamos no momento. Eleito vereador, serei um cobrador implacável das promessas que ele vem fazendo.

Iguatemi Notícias: O que você acha de Gerardo Júnior? Ele é só mais um? Ou ele tem um diferencial? Por quê?

Raimundo Marinho: Júnior é uma esperança. Ele tem uma origem pessoal muito bonita, embora triste. Órfão de pai e mãe, ele teve todo carinho dos tios, soube aproveitar muito bem essa lição da vida e deu o que talvez seja o mais desafiador exemplo de superação. Eu confio das pessoas sensíveis e generosas e vejo isso nele. Ainda é malformado politicamente, tem uma ideia de poder que, a meu juízo, precisa ser reavaliada, por não condizer com sua própria origem. Mas ele pensa no poder como instrumento para ajudar o povo, para construir uma sociedade que priorize a igualdade.

E é nisso que o vejo como uma esperança. Ele tem sintonia com a ansiedade popular, apesar de não ter conseguido viabilizar o PT, como podia e precisava, em Livramento. É uma boa semente para um futuro próximo. Bem assessorado, poderá vir a ser uma solução. Ele pensa no povo, embora precise aprofundar seus conhecimentos em economia, sociologia, psicologia, administração e ciências humanas. Ele é da área médica. Gostaria que ele alargasse seu ângulo de visão, para absorver melhor a ampla realidade que existe fora dos estreitos limites do Partido dos Trabalhadores e seus caciques.

Iguatemi Notícias: Você é a favor da PEC que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 mil habitantes? Por quê?

Raimundo Marinho: Acho que deveria acabar todo e qualquer salário para parlamentares - municipais, estaduais e federais. O Estado só deveria pagar ao parlamentar, seja vereador, deputado ou senador, o que ele ganhava antes de se candidatar. E ter um emprego deveria ser uma das condições de elegibilidade. Ou seja, se fosse desempregado não poderia ser candidato. Isso minimizaria a corrupção que existe hoje e a legislação em causa própria. Também deveria ser reduzido o número de parlamentares. A Câmara Federal, por exemplo, tem 513 deputados. Isso é um absurdo. Livramento passará a ter 13 vereadores. Para que? Nove já era demais. O “Por quê?” é simples: haveria menos corrupção e, principalmente, menos custos para o município, para os estados e para a União, e ainda aumentaria a eficiência da atividade parlamentar.

Iguatemi Notícias: Deixe uma mensagem para o povo de Livramento.

Raimundo Marinho: Caro povo: não vote para agradar, vote para mudar. Não troque nem venda seu voto, pois isso vai nos custar muito caro. Não acredite em promessas, acredite em projetos, acredite no caráter e no preparo do candidato! Vote em quem tem coragem, em quem não tem rabo preso, em quem fala a verdade. Principalmente, não vote em ladrão. Você merece muito mais amor, muito mais carinho. Você merece viver em uma cidade melhor, em um município melhor. Livramento tem dinheiro para isso. Vamos lutar por água limpa, na cidade e no sertão. Vamos, enfim, votar com o pensamento voltado para Deus!

Visite o Blog do candidato Jornalista Raimundo Marinho: http://raimundomarinho.wordpress.com/

Rádio Tropical FM ficará fechada durante as eleições 2012 devido a ameaças

Pessoal a Rádio Tropical FM ficará fechada durante a campanha política devido às ameaças que sofremos de adversários! Voltares depois das eleições, aguarde! É, o pessoal antes diziam que gostavam da Tropical FM. O pessoal que vota no 55 nem pergunta pela a rádio, eles sabem quem estar por trás dessa covardia. Só assim é que sabemos quem são aqueles que realmente são ouvintes de verdade. Iguatemi e várias comunidades próximas esta em silencio se morrer alguém, se tem uma festa, etc. ninguém fica sabendo.

Por Nelsinho Batista, Via facebook.

sábado, 25 de agosto de 2012

Justiça multa o prefeito Carlão por propagandas irregulares no site do município

 
 
Conforme sentença expedida pelo juiz eleitoral da Comarca, João Lemos Rodrigues, divulgada nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, o prefeito municipal de Livramento de Nossa Senhora, Dr. Carlos Roberto Souto Batista “Carlão” foi multado no valor fixo de R$ 25.538,40 (vinte e cinco mil quinhentos e trinta e oito reais e quarenta centavos), por divulgar, segundo dispositivo divulgado pela justiça eleitoral, propagandas irregulares no site institucional do Município, o que constitui uso indevido da coisa pública.
 
A representação foi impetrada pela coligação majoritária “Unidos Por Livramento”, composta pelos partidos (PRB, PP, PDT, PT, PMDB, PSL, DEM, PRTB, PRC, PSB, PV, PRP, PSDB e PCdoB), em face do Prefeito e do vereador e candidato à reeleição Aparecido Lima da Silva “Cidão Aracatu”.
 
Foram quatro publicações julgadas irregulares. Entre as citadas estão: Governo Humanização, Dedicação e Compromisso realiza a entrega de 181 casas populares; Eletrificação Rural chega a São Gonçalo de Iguatemi e Distrito de São Timóteo Celebra Nossa Senhora da Ajuda, onde constam fotos da participação dos representados na entrega dos bens e serviços.
 
O Juiz Eleitoral julgou improcedente em relação ao vereador Aparecido Lima da Silva, por falta de provas de que ele tinha conhecimento das divulgações, e parcialmente procedente em relação ao prefeito Carlos Roberto Souto Batista, fundamentado no art 73, VI, b, da Lei nº 9.504/97, para a multa. Segundo interpretação, a defesa não apresentou argumentação no sentido de que não conhecia a divulgação das propagandas eleitorais, como prefeito do município é o ordenador dos atos administrativos, inclusive de propagandas eleitorais, ainda que por meio de seus “subordinados”.
 
O site institucional do município está fora do ar, desde o mês de julho, (www.livramento.ba.gov.br), por determinação da Justiça Eleitoral.
 
Leia também:
 
 
 
 

O APOCALIPSE ECOLOGICO,

* Por Salvador Ribeiro (Caxião), Lagoa Rea, BA
Caxiao.ribeiro@gmail.com


Companheiros terráqueos, falsos Homo Sapiens que se autodeclararam Imperadores Vitalícios e únicos donos do planeta Terra ante as demais espécies habitantes desta frágil esferinha azul, vagante no pequeno sistema solar, parte da galáxia (Via-láctia), ínfima porção espacial do infinito universo chamado COSMOS.

Começamos assim a nos considerar desde a pré-história quando saímos das cavernas e começamos a formar sociedade, quando passamos a viver em comunidades, vilas, cidades e assim por diante. Estas transformações fizeram com que em nós, aflorassem os piores sentimentos desta raça a qual, equivocadamente chamamos de humana. Sentimentos estes que são: inveja, ambição, desejo de poder e de domínio, que para tal é indispensável deter bens, posses, capitais e riquezas. As quais foram e sempre serão retirados da mãe terra que inegavelmente pertenceram e pertencem a todo o conjunto de seres vivos deste planeta. Estes nefastos sentimentos com o passar das eras evoluíram de tal forma que nos levou a ignorarmos e subjugarmos a limitação e a interdependência dos recursos e fenômenos naturais deste planeta, o que nos conduziu a através de maquinas, ferramentas, fogo e artefatos de caça e pesca devorar e devastar quase toda a cobertura vegetal natural secular, nascente, rios, lagos, alem da fauna. O problema é que só agora começamos a perceber que este planeta não é aquele mundo infindável, ilimitado e inesgotável que imaginávamos. Mas apenas um micro-ecosistema onde tudo que nele existe estão interligados e interdependentes, e que um acidente ambiental, uma devastação aqui provoca alterações climatológicas irreparável acolá.

Companheiros Homo Sapiens de outrora, a verdade esta aí, a hora chegou o aquecimento global é real e as consequências serão desastrosas não temos para onde correr. O clima virou de ponta cabeça, as chuvas já não sãs as mesmas em quantidades, regularidades, formalidade temporalidade. O mar está subindo, os campos desertificando, os rios secando e as geleiras derretendo. Companheiros veteranos do sertão! Para elucidar os fatos e os acontecimentos, lhes pergunto cadê a neblina que há muito não se vê e que antes serrava semanas seguidas nos meses de junho e julho? Cadê o sol escaldante do mês de agosto? E as chuvas certeiras do mês de outubro que não cai mais? Cadê o inverno cessado de novembro e dezembro, o brejo, o atoleiro, aguaceiro de março? Juntos foram as nossas lavouras de arroz e milho, etc. Já não temos mais duvidas por que isso tudo esta acontecendo. Imagine quando os portugueses aqui chegaram há 500 anos como era a vegetação deste sertão, da sua fazenda, enfim de todo o Brasil? Estava todo coberto de matas frondosas de arvores seculares que impediam que o sol irradiasse diretamente na terra nua e descampada como acontece hoje, foram todas incineradas. Imagine-se, quanto calor e radiação a mais estas alterações estão provocando. E somado a isto vem à queima diária de milhões de toneladas de combustíveis fosseis, as quais imitem radiações e gases tóxicos à atmosfera. Estas são umas das principais causas do aquecimento global ator principal destas drásticas mudanças climáticas.

Companheiro a batalha esta quase perdida temos pouco a fazer, visto que o nosso modelo civilizatório consumista está consolidado, impossibilitando assim diminuir significativamente o nível de exploração e devastação da mãe terra. Já que estamos convertidos em sociedade do consumo e não temos como abster-nos de produtos como: a eletricidade, os últimos aparelhos, instrumentos e equipamentos da produção, do transporte, da comunicação da medicina e etc. e etc. Já que muito destes instrumentos e artefatos tecnológicos são usados para reparar partes das pestes, males e tragédias que nos acometem, fruto deste modelo desastroso de organização social que caminha para a autodestruição de toda a vida terrestre. Sabendo-se que a matéria prima usados na confecção de tais artefatos de uma forma ou de outra, são extraídos do planeta Terra e são finitos, até porque ainda não conseguimos criar nada, apenas transformar. Só seria possível reparar em longo prazo os danos que causamos a este planeta se pudéssemos voltar ao modelo de organização social de nossos ancestrais pré-colombiano onde a produção era apenas para o auto-consumo, enfim a sobrevivência, inexistindo ambição luxo e casta social, todos era igual comiam e se vestia igual, respeitando assim a interdependência e a reciprocidade do meio-ambiente e do ecossistema. Mas enquanto isto não for possível devemos ter o compromisso de tentar desacelerar a devastação e a tragédia, cada um fazendo a sua parte mudando o nosso estilo de vida abstendo de produtos supérfluos e descartáveis, reduzindo o consumo e dizendo não ao luxo. Ao adotar estas atitudes estamos contribuindo e muito para amenizar esta mortal devastação a que está submetido o nosso planeta.

COMPANHEIROS O TEMPO E O PLANETA NÃO ESPERAM.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Financiamento de campanha e partidarismo são o duto e o alicerce da corrupção política brasileira

Por Salvador Ribeiro (Caxião) – Lagoa Real. BA.
E-mail: caxiao.ribeiro@gmail.com


Está mais que evidente que o financiamento de campanha eleitoral é o duto por onde corre a grana proveniente da corrupção dos recursos públicos brasileiros e o partidarismo o alicerce que a sustenta. Num país que se quer e almeja justiça e lisura da coisa publica é inconcebível e impraticável abrigar tantos partidos no seu sistema político como é o caso do Brasil onde deva estar registrado mais de 30. PT, PDT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, PSTU, PPL, PPS, PMN, PCO, PCB, - PMDB, PSDB, DEM, PSD, PTB, PP, PRP, PMN, PPS, PRN, PSL, PRTB, PSC, PTC, PR, PHS, PSDC, PTN, PHS, PPL, PT do B. O financiamento de campanha no Brasil funciona de duas formas, um oficial outro não, porém a Justiça Eleitoral e as autoridades fazem de conta que existe apenas o primeiro, aquele que é declarado à mesma. Os recursos declarados a serem empregado nas campanhas eleitorais é absurdamente grandioso, para se ter uma ideia a estimativa de gastos para as eleições deste ano em todo o Brasil ultrapassará R$ 11.000.0000.000,00 que significa R$ 100 por eleitor. Porém os não declarados segundo estudos são três vezes maiores, estes vem de pessoas físicas e empresas que em muitas das vezes agem à margem da legalidade através do tráfico, da sonegação e da própria corrupção. Eles financiam campanhas eleitorais para depois recebê-los  superfaturados através da prestação de serviços aos entes públicos, assim se fecha circulo da corrupção. Mas a verdade é que dificilmente se faz campanha sem entrar neste jogo. Por isto esta declaração é uma farsa, uma piada. 

O partidarismo existente no Brasil tem como objetivo promover e facilitar  as negociatas políticas,  pois não passa de balcão de negócios e isto dificulta e impede governabilidade dos governos mesmo quando sério e comprometidos. O povo precisa entender que no Brasil não existem mais que duas correntes de pensamento ideológico partidário, que são os de centro esquerda, (progressistas) os de centro direita (conservadores) estas duas correntes é o que deveria fundamentar a constituição dos partidos, portanto no Brasil devia existir apenas dois partidos cada um abrigando no se eixo programático central  as varias tendências ideológicas, no centro esquerda os comunistas, os socialistas, os ambientalistas, os trabalhistas os anarquistas no centro direita  os capitalistas, ruralistas e etc. Assim não teria necessidade  destas negociações inescrupulosas e imundas entre executivo Câmaras, Assembleias e Congresso, já que neste caso o partido vencedor tendem a eleger a maioria no legislativo. E quando isto não acontece as negociações se torna menos complicadas e onerosas, já que ao invés de o executivo ter que negociar com 20, 30 donos de partidos individualmente terá que negociar com apenas um. As disputas de comando, de espaço político ocorreria dentro de cada partido entre os seus filiados, como  Estados Unidos, Europa e no PT Brasil. Isto  daria transparência e clareza aos propósitos dos partidos fortalecendo-os perante ao eleitorado levando-o a confiar, respeitar  e se identificar com aquele  que esteja de acordo com os anseios e propósito de cada eleitor e este passaria a votar no partido e não no candidato como fazemos hoje, isso seria um grande avanço político, já que na democracia não é uma pessoa quem governa e sim um grupo de pessoas e o ideal é que estas pessoas pertença ao mesmo partido  com afinidades  proposital e ideologicamente, assim a governabilidade viabilizaria sem a nefasta e necessária compra de votos de parlamentares, já que inexistiria parlamentares  e partidos incumbidos exclusivamente em defender os interesses de seus  dirigentes ou de grupos. Esta é a razão pela qual leis importantes que estão a anos no congresso nunca são votadas, como as reformas  política, da previdência, trabalhista, tributaria e do código penal. 

O que é preocupante e inaceitável é o comportamento da mídia brasileira no que se refere a este tema, pois reporta de maneira superficial, pretensiosa e leviana, pois abordam exaustivamente as consequências, os efeitos e nunca as causas. Isto demonstra a falta de compromisso com a nação já que é o maior instrumento de formação de opinião e de conscientização, por isto deveria trazer para seu espaço nobre (manchete principal, horário nobre) este debate, a fim de trazer  à tona a verdadeira causa da corrupção política brasileira, a fim de mostrar aos cidadãos mais humildes e desinformados a importância da reforma política,  do financiamento publico e exclusivo de campanha, do fim das coligações proporcionais, da eliminação dos partidos nanicos e de aluguel, como forma de minimizar a corrupção da política brasileira. Mas o que a gente vê é a mídia desqualificar repudiar alegando que não é justo gastar o dinheiro do povo em campanha política, fazendo de conta que estes recursos não saem dos cofres públicos. Quando um candidato a prefeito de um pequeno município declara gastar R$ 500.000,00  1.000.000,00 aí eu pergunto quem pagará esta conta se o seu  salários durante os quatro anos não somará estas cifras. Isto deixa claro que estes recursos são retirados dos  cofres públicos, visto que ninguém financia campanha a troco de nada, sabendo-se que as campanhas eleitorais absurdamente caras. Isto deixa claro que este sistema que aí está interessa e muito dos grandes veículos de comunicação do nosso Brasil este pais lindo e maravilhoso abençoada pela força da natureza.

corrupção, financiamento publico de campanha,

CHARGE: Começa hoje horário eleitoral gratuito no rádio e na TV


Adaptação: Blog Iguatemi Notícias Online.

Começou hoje, 21 de agosto, 47 dias antes das eleições, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário político é a oportunidade para que toda a população conheça as propostas dos candidatos, e assim tenham condições de escolher aqueles que vão administrar a cidade pelos próximo quatro anos.

De acordo com a Justiça eleitoral, as segundas, quartas e sextas serão destinadas para os programas de prefeito e vice. Já as terças, quintas e sábados, serão destinadas aos candidatos a vereador.

Nas emissoras de rádio o horário político será transmitido das 07h às 07h30 e das 12h às 12h30. O programa da coligação “Unidos por Livramento”, que tem como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Dr. Paulo e Gerardo Júnior, terá 20minutos, já a coligação "Pra quem tem Livramento no coração", que tem os candidatos a prefeito e vice, respetivamente, Ricardinho e Clarismundo Pires, terá 9 minutos.

A veiculação do horário gratuito de propaganda eleitoral se estenderá até o dia 04 de outubro, três dias antes dos eleitores irem às urnas. Com informações do site drpaulo44.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FOTOS: Inauguração do comitê de Ricardinho (55) e Paulo Azevedo (44)

Arrancada da vitória lota praça no Taquari e mostra força do Movimento 55

O que era para ser um simples ato de campanha acabou se tornando um grande comício, com milhares de pessoas nas ruas e a presença de diversas lideranças partidárias no palanque dos candidatos da coligação “Pra quem tem Livramento no coração”.

Uma das personalidades da política baiana presentes ao evento, o deputado federal Edson Pimenta (PSD), vice-líder na Câmara Federal, destacou que o município tem muito a ganhar com a eleição de Ricardinho e Clarismundo no dia 7 de outubro.

Representando o vice-governador Otto Alencar, o ex-deputado estadual Clóvis Ferraz afirmou que “esta data representa a arrancada da vitória de Ricardinho e Clarismundo em todos os recantos do município”.

Em seu discurso, Ricardinho ressaltou que a marca do seu governo será trabalhar em favor do povo mais humilde, dando prioridade às áreas de infraestrutura, educação, saúde, esporte e lazer. "Quero dar a Livramento mais qualidade de vida e desenvolvimento. Vamos fazer um governo melhor para todos", defendeu. Leia mais... , mais fotos...

comte, eleições 2012, Ricardinho, Clarismundo, 55, Livramento,comte, eleições 2012, Ricardinho, Clarismundo, 55, Livramento,

comte, eleições 2012, Gerardo Junior, Paulo Azevedo, 44, Livramento, Lucio Viera Lima, Nelson Leal, Emesron Leal


O candidatos Dr. Paulo e Júnior inaugura comitê com grande festa

O comitê central da coligação “Unidos por Livramento” foi lançado na noite deste domingo (19), na Praça Gentil Vilas Boas. Uma multidão de pessoas se aglomerou para saldar o candidato a prefeito Dr. Paulo, o seu vice Gerardo Júnior e toda a comitiva.

A grande festa da mudança deixou evidente a vontade que Livramento quer algo diferente. “A presença massiva da população de Livramento e o carinho demonstrado para mim e meu amigo Gerardo Júnior mostram o desejo de mudança dos livramentenses”, declarou Dr. Paulo.

Para o candidato a vice-prefeito, Gerardo Júnior, “o povo de Livramento está cansado dessa condição, onde não se tem liberdade e investimentos que retornem para o próprio povo”.

Entre as autoridades estavam o deputado federal Lucio Vieira Lima (PMDB) e o deputado estadual Nelson Leal (PSL). Leia mais... , mais fotos...



comite, gerardo junior, dr. paulo, nelson leal, oposição, emerson leal, eleições 2012, Livramento, Lucio viera lima,

comte, eleições 2012, Gerardo Junior, Paulo Azevedo, 44, Livramento, Lucio Viera Lima, Nelson Leal, Emesron Leal

comite, gerardo junior, dr. paulo, nelson leal, oposição, emerson leal, eleições 2012, Livramento, Lucio viera lima,


Deixe o seu comentário aqui em baixo mostrando o que você das inauguração dos comitês? Do discurso de algum candidato? Etc...

 Leia também:

Absurdo – Projeto de deputado Edson Pimenta (PSD-BA) permite retorno de servidor que cometeu crime contra administração pública

Carreatas simultâneas, um mal que poderia ser evitado

Carreatas simultâneas, um mal que poderia ser evitado

 As disputas por espaço nas principais Avenidas de Livramento de Nossa Senhora, neste domingo, dia 19 de agosto, transformaram as manifestações políticas entredois grupos rivais, na disputa pela prefeitura, num verdadeiro barril de pólvora, que por muito pouco não terminou mal. Alguns atritos entre militantes partidáriosacabaram gerando tumulto e agressões.

As confusões começaram quando militantes de um determinado grupo sentiram se no direito de tentar impedir circulação do outro. A partir daí, começaram as provocações, e até mesmo desacato às forças policiais, sendo necessário uso deforça por parte da Polícia Militar, para garantir a livre circulação de pessoas, tanto as que iram participar das inaugurações, quanto as pessoas que precisam seguir viagem. Numa dessas confusões, um militante foi violentamente agredido, quando tentava circular pela Avenida Brumado.

O homem, que foi socorrido para o Hospital e posteriormente registrou queixa na Delegacia de Polícia Civil, encontrava-se totalmente ensangüentado, com marcas de violência por todo o corpo.

O que era para ser uma manifestação bonita, trasnsformou-se, em determinado momento, em atos de vandalismo, que poderia ser evitado, onde a Polícia teve muito trabalho, mais uma vez, em carreatas realizadas simultaneamente, numa cidade que não tem estrutura para suportar tanta demanda de veículos.
Um verdadeiro barril de pólvora, onde centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultas são expostas a vulnerabilidade.


É preciso pensar numa maneira de fazer campanha sem expor tanto a vida das pessoas, pois a vida é o nosso bem maior.
Fonte: L12 Notícias / Fotos Valdeir Silva
Por Marcos Santos


Comentários dos visitantes no mural do L12 Notícias:
Jose roberto

Todos nós sabiamos que isso iria acontecer,porem as atoridades não fizeram nada,será
que no dia do comicio da sede,serão os dois tambem no mesmo dia?Isso é só o começo,uma previa do que pode vir acontecer,Parece que esqueceram do direito constitucional que o cidadão tem (Direito de ir e vir).

jucelino junior

Terra sem Lei, Faroeste, a cumplicidade das autoridades e dos gestores públicos é tamanha que é irritante e da nojo das pessoas que poderiam e tem como manter a cidade organizada e se fazem de cegos achando que a baderna e tulmulto fazem parte da campanha politica, grupos politicos podem tudo inclusive fechar ruas agredir pessoas pertubar idosos colocar vidas de crianças em riscos tudo nas barbas das autoridades de plantão e sobre a tutela dos que se dizem o melhor para Livramento, começem mostrando que sabem administrar a cidade organizando suas manifestaçoes dando segurança e paz e respeitando o direito de ir e vim das pessoas, ontem foi um atestado de imcompentencia a todos, uma verdadeiro modo de como não se deve administrar a cidade.

domingo, 19 de agosto de 2012

Livramento tem que ter projetos de saneamento ambiental e com a participação da sociedade


O futuro prefeito de Livramento juntamente com os vereadores eleitos tem que saber que o Brasil já tem uma nova lei de saneamento. Foi também regulamentada a lei de Consórcios Públicos. Foi regulamentada a lei Nacional de Saneamento. Concomitante à lei temos como desafio contribuir na elaboração dos planos municipais de saneamento ambiental que tem que ser participativo chamando a sociedade para debater e apresentar suas necessidades. Em relação aos investimentos no setor de saneamento o Governo Federal lançou o PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento, que tem recursos de 50 bilhões de reais a serem investidos em saneamento básico ao longo dos 4 (quatro) anos, Livramento precisa ter projetos, pois nenhum real foi aplicado do programa em saneamento no município. A sociedade deve organizar-se em Conselhos ou Fóruns para fiscalizar as obras e os recursos no sentido de evitar corrupção e superfaturamento dos serviços em nosso município. Na Bahia o Governo do Estado tem o programa Água para Todos que visa universalizar o acesso a água potável para todos e o município tem como buscar recursos para levar água para os sertanejos! Principalmente a região de IGUATEMI, que poderá integra o sistema de distribuição de água.

JUCELINO JUNIOR
Diretor Executivo sup.
Sindicato dos trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente da Bahia.
Fonte: Página do Facebook de Jucelino Junior

Coligação "Unidos Por Livramento" reune sua Ala Feminina

Um evento reuniu centenas mulheres, apoiadoras da Coligação “Unidos Por Livramento”, que pretende eleger Dr. Paulo Azevedo (PRP) e Gerardo Junior (PT), para administrar Livramento de Nossa Senhora nos próximos 4 anos.
No encontro, que aconteceu na noite desta sexta-feira (17), na residência do Vice-Prefeito, lideranças políticas, comunitárias e apoiadoras ouviram as palavras de D. Nete, esposa de Dr. Paulo, candidata a primeira-dama do município, e militante política, ao lado do marido.
D. Nete falou sobre a atuação decisiva das mulheres no período eleitoral e na divulgação das propostas da coligação para governar Livramento, porém, não perdeu a oportunidade de tecer críticas à atual gestão da Prefeitura de Livramento, tendo como base a qualidade da saúde pública oferecida à população.
“O que era para ser uma simples reunião com a ala feminina, tornou-se num grande comício. Praticamente não houve divulgação e ninguém veio até aqui forçado, enganado, veio por livre e espontânea vontade. Surpreendemos-nos porque não houve divulgação e mesmo assim o povo compereceu em massa”, disse a esposa do Dr. Paulo.
O deputado estadual Nelson Leal (PSL), também participou da reunião, acompanhado de sua mãe, D. Lia Leal (PSDB.
O candidato oposicionista Dr. Paulo chegou depois, juntamente com Superintendente da SUDIC, Dr. Emerson Leal (PDT), os quais foram recebidos em meio a uma calorosa recepção.

Dr. Paulo, Ala Feminina, Livramento, Gerardo Júnior, eleições 2012
Fonte: L12 Notícias

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nota das escolas de Livramento no IDEB

Por Blog Iguatemi Notiícias Online.

Veja os gráficos, notas, metas de todas as escolas pública de Livramento de Nossa Senhora, Bahia de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

VISÃO GERAL DO MUNICÍPIO:

A rede municipal de Livramento até a 8ª série ficou abaixo da meta desde 2009. E para 2013 ficará muito difícil de atingir a meta estabelecida como pode se ver no gráfico abaixo.



A rede pública até a 8ª série do munícipio de Livramento também ficou um pouquinho abaixo da meta.



A rede estadual de Livramento até a 8ª série ficou um pouco acima da meta e bem acima o IDEB do estado da Bahia!



A rede municipal até a 4ª série de Livramento sempre ficou BEM ACIMA da meta \o/ .



A rede pública até a 4ª série de Livramento ficou na meta e bem acima à do estado da Bahia!


REDE ESTADUAL ATÉ A 8ª SÉRIE:

O Colégio estadual João Vilas Boas no IDEB até a 8ª série deu um salto enorme ficando acima da meta nesta última avaliação, já que nas de 2007 e 2009 ficou abaixo da meta.


A Escola Polivalente até a 8ª série em 2005 esteve na meta e de lá para cá sempre ficou acima da meta, mas esta abaixo da média da rede estadual de Livramento (em azul) e acima da média da rede estadual da Bahia.



 Obs.: Acho que não teve a avaliação
 


REDE MUNICIPAL ATÉ A 8ª SÉRIE:


O Colégio de Iguatemi (CEDMP) na avaliação até a 8ª série retrocedeu ficando bem abaixo da meta para 2011 e ficará muito difícil atingir a meta na avaliação de 2013 já que esta bem distante.


A Unidade Escolar José Assis na avaliação até a 8ª série retrocedeu ficando bem abaixo da meta para 2011 e ficará muito difícil atingir a meta na avaliação de 2013 já que esta bem distante.


O Centro Educacional Darcy Tanajura na avaliação até a 8ª série retrocedeu ficando bem abaixo da meta para 2011 e ficará muito difícil atingir a meta na avaliação de 2013 já que esta bem distante.



A Unidade Baraao de São Timoteo foi tão bem em 2009, já em 2011 caiu drasticamente ficando bem difícil para atingir a meta de 2013.



O Centro Educacional Humberto Leal  em 2005 ficou na meta, 2007 acima da meta, 2009 baixo da meta, já em 2011 ficou acima da meta \o/.


A Escola da Lagoa Nova na avaliação de 2011 já atingiu a meta de 2013 \o/.


A Unidade Escolar Dr. Nelson Leal na avaliação de 2011 já atingiu a meta de 2013 \o/.





Nota do Ideb cai na Bahia e em oito estados:

A Bahia é um das dez unidades federativas brasileiras em que a qualidade do ensino médio caiu, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC). Na comparação com os números de 2009, a Bahia registrou o decréscimo de 0,1.

O resultado do Ideb 2011 Brasil:

Nas duas etapas do Ensino Fundamental – até o 5º ano e até o 9º ano – o Ideb 2011mostra que, na primeira, a média 5 ficou acima da meta (4,6); e, na segunda, a média 4,1 ficou acima da meta (3,9). No ensino médio, a evolução foi mais lenta.
Passou de 3,6 em 2009 para 3,7 em 2011, exatamente o alvo da meta.

REDE MUNICIPAL ATÉ A 4ª SÉRIE:

Esta abaixo da meta desde a avaliação de 2009 e para à de 2013 ficará bem difícil atingir a meta.


Esta abaixo da meta desde a avaliação de 2009 e para à de 2013 ficará bem difícil atingir a meta.



O Colégio de Iguatemi (CEDMP) com a nota do IDEB até a 4ª série certeza surprendeu a todos, pois ficou bem acima da meta estabelecida para 2011 e já esta acima da meta de 2012 \o/.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vender voto também é crime, da mesma forma que comprar

De acordo com o procurador eleitoral, Alexandre Assunção, há duas possibilidades de punição: o processo criminal e o cível-eleitoral. O processo criminal está no artigo 299 do Código Eleitoral, que é comprar ou VENDER O VOTO. Nele, pode praticar o crime tanto o candidato que compra como O ELEITOR QUE VENDE. A pena é de reclusão até 4 (quatro) anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.


Há também o processo cível-eleitoral, que é a captação ilícita de sufrágio, previsto no artigo 41-A da lei 9.594/97, praticado pelo candidato a partir do momento que ele registra candidatura até o dia das eleições, quando ele oferece qualquer vantagem ao eleitor para obter seu voto. Se comprovado o ato ilícito, a consequência é a cassação do mandato ou do registro e aplicação de multa de mil a 50 mil.

“Para a compra de votos não é preciso haver o pedido explícito, basta que ele esteja dando uma vantagem ao eleitor e que seja para conseguir o voto dele. Quem quer ter o voto pode pedir, apenas isso, e fazer proposta. E não prometer nada especificamente ao eleitor”, disse o prucurador Alexandre Assunção.

Além disso, o presidente da Associação dos Magistrados, José Airton, acrescenta também que há decisões de tribunais superiores assegurando que não é apenas no período das eleições que pode ser configurada a compra de votos, mas inclusive antes do registro de candidatura.

Para muitos eleitores, as eleições representam uma oportunidade de obter algum ganho material ou não, coisa que provavelmente não ocorreria sem a eleição. O cientista político, Ricardo Arraes, afirma que o eleitor que assim procede não vende apenas o voto, ele entrega a sua consciência e, portanto, o voto não gera compromisso entre eleitor e eleito.

Segundo Ricardo Arraes, num cenário de carências sociais e econômicas, além da seca que assola o Estado nesse momento, a possibilidade de auferir algum benefício é o ponto principal que motiva a venda ou compra do voto. Para o cientista, esse tipo de crime eleitoral se justifica por vários fatores como a ausência de um aporte ideológico que agregue eleitor e partidos, a desconfiança e o descompromisso para com a política e os políticos. E ressalta ainda que não importa se é o vendedor ou o comprador quem opera mais no ato, mas sim que esta prática nefasta continua ocorrendo e tendo influência nos pleitos eleitorais a cada eleição. Fonte: Jornal O DIA

Leia também:
Os 10 Mandamentos do Eleitor

voto consciente, venda de voto, compra de voto, eleições

terça-feira, 7 de agosto de 2012

“Faremos parcerias para garantir água em Iguatemi”, diz Ricardinho

O candidato do PSD a prefeito de Livramento, Ricardinho Assunção, disse que buscará parcerias com os governos federal e estadual para resolver o problema da falta d’ água no distrito de Iguatemi, o maior do município. A afirmação foi feita durante caminhada organizada por militantes e simpatizantes da coligação “Pra quem tem Livramento no coração”, na manhã de domingo (5).
Segundo Ricardinho, garantir água para a população local, incentivando o ramo da agricultura familiar, será um dos grandes desafios do seu governo, caso seja eleito ao lado do seu vice, Clarismundo. Durante o corpo a corpo, o candidato também falou de propostas para as áreas de infraestrutura, educação, esporte e saúde e destacou que sua prioridade será administrar em favor do povo mais humilde. “Vamos trabalhar, com a ajuda dos cidadãos livramentenses, para fazer de Livramento um lugar melhor para todos”, disse Ricardinho.
Ricardinho, Iguatemi, eleições 2012
COORDENAÇÃO DE JORNALISMO DA COLIGAÇÃO “PRA QUEM TEM LIVRAMENTO NO CORAÇÃO”
(77) 9102-2980 / (71) 9928-1053
Fonte: Mural de Notícias.

Leia também referente sobre o problema da falta d’ água no distrito de Iguatemi:
DUVIDAS: Estudo Técnico da Adutora de Iguatemi