quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Polícia deteve dois traficantes de Livramento na BA-148 transportando maconha



No início da tarde desta quarta-feira (31), as Polícias Civil e Militar detiveram dois traficantes de Livramento de Nossa Senhora que trafegavam pela BA-148 transportando um tijolo prensado de maconha. A prisão ocorreu no momento em que as equipes de inteligência e investigação das duas policias apuravam o roubo de uma motocicleta de 300 cilindradas, vermelha, que havia sido roubada. Na ocasião, os policiais informaram via rádio a uma guarnição do Pelotão Especial que viram uma moto com a mesma descrição trafegando pela rodovia. Segundo os soldados da PM, ao perceberem a aproximação da viatura o piloto se descontrolou e caiu com a moto. Em seguida, na abordagem, a droga foi encontrada escondida entre as roupas dos traficantes. Wanderson da Silva Oliveira, de 24 anos, e Damião Jeferson da Silva Santos, de 21 anos, foram conduzidos à delegacia, onde se encontram detidos à disposição da justiça.

Fonte/Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante blitz em Brumado apreende drogas que era transportado para Livramento

Em uma blitz realizada por volta das 22h pela equipe do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na BA-148, em Brumado, a polícia apreendeu três pedras de crack, maconha e uma balança de precisão. O material apreendido era transportado em uma motocicleta preta, de placa NZI 6009, por Romilton Lopes Santos, o Branquinho, de 28 anos, natural da cidade de Rio do Pires. O acusado declarou à guarnição do PETO que havia saído de Vitória da Conquista com destino ao município de Livramento de Nossa Senhora, onde entregaria os entorpecentes. Branquinho foi encaminhado para delegacia local, onde durante depoimento disse já ter passagem pela polícia em por prática de roubo. O acusado encontra-se detido à disposição da justiça.

 
Fonte/foto: Brumado Notícias/Lay Amorim
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vandalismo deixa moradores de Iguatemi sem água a uma semana

* Por Blog Iguatemi

Domingo (21) à noite vândalos quebraram uma encanação que leva água para quase a metade da população de Iguatemi, como nas casas próximas ao Colégio de Iguatemi (CEDMP), Campo de Bola e Quixabeira. Segundo informações tais pessoas que não se sabe quem é ainda quebraram os canos porque o funcionário apelidado por Bolão que libera água para as casas não quis soltar a água durante um dia da semana, pois não era necessário, já que as caixas estavam cheias. Não se sabe se as caixas destas pessoas também estavam cheias ou se queriam mais água, mas o caso é que tal vandalismo esta prejudicando muitas pessoas e mesmo que o funcionário estivesse errado (não sabemos exatamente se é o caso) tal ato não é justo em hipótese alguma. Uma pessoa que destrói algo público não deve ter nada na cabeça, pois fazendo isso você não esta prejudicando político A, funcionário B ou uma única pessoa e sim centenas de pessoas que residem em Iguatemi que podem até serem seus amigos e familiares.

Como todos nós sabemos água é vida e ninguém consegue viver sem, mas esta rolando BOATOS que os órgãos competentes do município de Livramento de Nossa Senhora não esta e nem vai tomar medicas cabíveis para consertar os canos que foram quebrados e só esta levando água para o Colégio de Iguatemi de carro pipa e se recusando a levar água para as casas que esta sem água.

Iguatemi sempre foi um lugar que não teve água de qualidade em abundancia e este ano com a chuva ainda mais escassa em todo o Nordeste fica ainda mais difícil se conviver com o semiárido. Nesta eleição, promessas, projetos e compromissos saem da boca dos candidatos a cargos políticos com a maior facilidade do mundo que irá trazer água da cachoeira para Iguatemi e região se caso forem eleitos, mas a décadas convivemos com tais promessas em época de eleição e nada de concreto aparece. 

sábado, 27 de outubro de 2012

Produção de maracujá afetada pela seca na região de Livramento

Os moradores das cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de contas não se recordam quando foi que caíram chuvas consistentes na região. Há meses que não chove nessas cidades, reflexo da grave seca que afeta toda a Bahia, considerada a maior dos últimos 47 anos.

Dom Basílio, junto com outros dois municípios vizinhos, Livramento e Rio de Contas, se destacam na produção do maracujá, fruto que ainda resiste à falta d’água. Segundo a EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, 30%da produção nacional saía dessas cidades. Antes da seca, a área plantada com a fruta nas três cidades somava 20 mil hectares. Mas nesta safra os produtores foram obrigados a reduzir a área por causa da falta de chuvas: hoje, são 12 mil.

O Rio Brumado, que abastece os municípios, está completamente seco. Muitos produtores têm apelado para a perfuração de poços artesianos, para tentar continuar produzindo. Mas nem todos os poços têm dado água. A esperança dos produtores é de que cheguem as chuvas do mês de outubro, para amenizar a situação.
 
Fonte: Blog da Resenha Geral.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Comitiva do PT livramentense prestigia comício de Guilherme com Wagner em Conquista

* Por Renato Luz
 
jaques wagner, governador da bahia, gerardo junior, vice-prefeito, pt, comicio em vitória da conquista

O comício do candidato a reeleição Guilherme Menezes na Praça Mármore Net (Bairro Brasil) atraiu também a comitiva do PT livramentense.

Além do governador Jaques Wagner e da senadora Lídice da Mata, estavam presentes os ministros Alexandre Padilha da saúde, a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário e a Ministra da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza de Bairros e os deputados federais Valmir Assunção e Emiliano José.

O vice-pefeito eleito Gerardo Junior esteve presente e foi parabenizado pelo governador Jaques Wagner e conversou também com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e com o secretário de saúde Jorge Solla. Gerardo deve assumir a secretária de saúde de Livramento a partir de janeiro e por isso tem buscado parceria com o governo do estado e federal.

O Suplente do vereador Noberto Azevedo, Juarez Patrãozinho e os militantes Probo Meira, Chiquinho do PT e Edson Ribeiro também prestigiaram o ato político. Guilherme obteve 49,2% dos votos no 1º turno e com isso Vitória da Conquista pela primeira vez terá direito ao segundo turno.

Comitiva do PT livramentense, comício de Guilherme, Wagner em Conquista, gerardo junior

Comitiva do PT livramentense, comício de Guilherme, Wagner em Conquista, gerardo junior

Comitiva do PT livramentense, comício de Guilherme, Wagner em Conquista, gerardo junior

* Renato Luz estudou jornalismo na UFRB.

Livramento sediará o Dia Nacional da Juventude

No próximo dia 28 de Outubro, Domingo, a cidade de Livramento de Nossa Senhora-BA sediará o Dia Nacional da Juventude, que este ano, reunirá em um só lugar os Jovens de toda a Diocese.
Já fez a sua inscrição?
O quê? Ainda não?

Procure já a Secretaria Paroquial ou o padre da sua Paróquia e preencha a sua ficha, o quanto antes.

Huum, já se inscreveu, né?
Ótimo, comece a pensar:

"Qual vida vale a pena ser vivida?"

A gente se vê no Clube de Campo Caiçara, próximo ao Hospital, a partir das 8 horas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gestante foi abandonada no Hospital de Livramento por vários dias e a criança morre

Lamentamos profundamente o abandono em que vive a saúde pública de Dom Basílio, as pessoas fogem de nosso Município pra Livramento de Nossa Senhora e encontra tratamento igual ou pior ao de nossa terra.

Uma moradora  jovem do povoado de Jatobá, entrou em trabalho de parto, foi internada e abandonada no leito da enfermaria no Hospital de Livramento, por vários dias.

Depois de muitas reclamações dos familiares, é que a direção do Hospital veio tomar as providências, mas já era tarde, a criança já estava morta.

História triste, mas essa é a realidade da saúde em nossa região.

Por Zé Maria, Blog Dom Basílio


Leia também: Caos na saúde – Hospital de Livramento suspende maioria dos atendimentos para o público 21/10/2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ministro livramentense Castro Meira toma posse como substituto no STJ


Ministro livramentense Castro Meira, posse como substituto no STJ
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, empossa, hoje, o ministro livramentense Castro Meira e  o ministro Mato-grossens Gilmar Mendes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente, como substitutos da Corte Eleitoral. A posse acontece às 18h30 (horário de Brasília) no gabinete da Presidência do TSE.

Castro Meira assume seu primeiro mandato na Corte Eleitoral. Esta será a segunda vez que o ministro Gilmar Mendes integrará o TSE, já que assumiu como membro efetivo em 2004 e se tornou presidente do Tribunal em fevereiro de 2006, cargo que exerceu até maio daquele ano quando foi substituído pelo ministro Marco Aurélio. Castro foi eleito por aclamação no dia 15 de agosto pelo Plenário do STJ. Mendes, por sua vez, foi eleito para o cargo no dia 29 de agosto pelo Plenário do STF. 

Carreiras

Natural de Livramento de Nossa Senhora-Bahia, José de Castro Meira é mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Ministro do STJ desde 2003, foi juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde presidiu a corte no biênio 1993/1994. Na Justiça Eleitoral, já atuou nos Tribunais Regionais Eleitorais de Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.

Mato-grossense de Diamantino, o ministro Gilmar Mendes é mestre e doutor em Direito pela Universidade de Münster, na Alemanha, e mestre também em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Assumiu a cadeira no STF em 2002, corte que presidiu em 2008. Também exerceu o cargo de advogado-geral da União de 2000 a 2002, além de ter atuado como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de 1996 a 2000 e procurador da República de 1985 a 1988, entre outros cargos públicos.

Composição

De acordo com os incisos I e II do artigo 119 da Constituição Federal, o TSE é composto, no mínimo, por sete ministros. São três ministros do STF, dois do STJ e mais dois escolhidos e nomeados pelo presidente da República entre seis advogados indicados pelo Supremo. O TSE elege seu presidente e vice entre os ministros do STF e o corregedor eleitoral entre os ministros do STJ. 

Fonte:
 Só Notícias com assessoria.

Deputado pestista Marcelino Galo quer mais ações de convivência com o semiárido na região de Livramento


Livramento: Petista quer mais ações de convivência com o semiárido na região
Em reunião nesta segunda-feira (22), o parlamentar petista Marcelino Galo solicitou ao coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Josafá Marinho, atenção à microrregião de Livramento de Nossa Senhora. Os coordenadores da Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (Asamil), Caio Rebouças e Dilton Souza, acompanharam a reunião.
“Atividades de promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, com foco na convivência com o semiárido são de extrema importância para a população e este é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Asamil. Vamos estreitar relação com o DNOCS para uma futura cooperação técnica. O coordenador se comprometeu em analisar o ofício e encaminhar o que for possível”, ressalta o deputado petista.
A entidade é formada por 20 municípios da região e desenvolve importantes projetos como o Convênio de Extensão e Cultura; Projeto de Construção de 1.020 cisternas; Programa Revitalização da Bacia do São Francisco; Projeto Barragens Subterrâneas; e o Projeto de Construção de Cisternas – AP1MC, além da construção de 2.100 cisternas, em 15 municípios.
Fonte: Ascom do deputado Marcelino Galo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Convite para votação que dará autonomia aos estados de emancipar

UNIÃIO BRASILEIRA EM DEFESA DAS EMANCIPAÇÕES

Convidamos aos movimentos emancipalista de todo o pais, para participar da votação da lei que regulamentará a emenda 15/96, dando autonomia aos estados para legislar sobre as emancipações; a votação está prevista para o dia 30 de Outubro de 2012, desta forma contaremos com a presença de varias delegações e movimentos emancipalistas organizados dos diversos estados brasileiros a se encontrarem no Distrito Federal.
Salientamos a todos deste momento impar que vivemos, graças à sociedade civil organizada.

Atenciosamente: Presidente: (UBDNMU) Augusto Cesar; Vice–Presidente: José Nunes
Blog Iguatemi:
Será que algum dos atuais vereadores de Livramento estarão presentes nesta votação? Será que o prefeito Carlão mandará algum representante? Até hoje tais pessoas não teve nenhum interesse em relação à emancipação de Iguatemi, visto que teve reuniões este ano em Vitória da Conquista e Brasília discutindo sobre este assunto e nenhum vereador ou representante do prefeito Carlão este presente.

Estiagem castiga famílias e animais em Livramento

Por Marcos Santos, L12 Notícias



A falta de chuva transformou o cenário rural. O capim secou, animais emagreceram e a maioria das plantações está perdida.

Nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, no sudoeste baiano, agricultores e produtores rurais fazem o que pode para lidar com a estiagem prolongada. Os dois estão entre os 250 municípios baianos que decretaram estado de emergência causa da seca e estiagem.

Pastos secos, terra trincada, árvores mortas, poeira. A paisagem da zona rural mudou literalmente com o tempo seco. Na ausência do capim, o gado fica muito magro, conseqüência de vários meses sem chuva. Para amenizar os problemas causados pela deficiência alimentar, muitos produtores utilizam fontes alimentares alternativas na dieta de ruminantes.

Uma das poucas alternativas que sobrou para alimentar o gado é a palma, também conhecida por urumbeta em algumas regiões. A planta é uma cactácea de origem mexicana, rústica, resistente e adaptada a regiões secas. A palma é proveniente da região do Texas (EUA), mas é bastante comum encontrá-los no sertão do nordeste brasileiro.
Um pedacinho dessa plantação está aqui na região de Livramento, porém, em algumas propriedades, nem a palma está resistindo à inclemência do sol. Leia na íntegra...


Uma das poucas alternativas que sobrou para alimentar o gado é a palma

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

José Augusto Maia quer agilizar votação de projeto sobre criação de novos municípios no país; votação está marcada para o dia 30/10

José Augusto entrega solicitação de votação do Projeto de Lei Complementar n.º 4162008

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, participou nesta terça-feira (16/10), no gabinete do presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), de uma reunião com os líderes partidários com a finalidade de colocar em votação o Requerimento de Urgência do Projeto de Lei Complementar n.º 416/2008, que devolve aos estados brasileiros a autonomia de criarem seus municípios, desde que observados os critérios aprovados pelo Governo Federal, Frente Parlamentar e movimento emancipalista do Brasil.

A votação do projeto de lei complementar já é consenso na Câmara, já conta com o apoio dos líderes partidários e do governo federal, no entanto sua votação ficou adiada para o próximo dia 30/10, quando já estará encerrado o período eleitoral e todos os parlamentares já tenham retornado às suas atividades normais no Congresso Nacional.

Iguatemi é um dos 50 distritos da Bahia que esta dentro dos critérios de emancipação. Alguns outros são a Vila do Café, em Encruzilhada, Quaraçu, em Cândido Sales, Ibitira, em Rio do Antônio, Mutans em Guanambi, Maniaçú em Caetité, Sussuarana em Tanhaçu, etc.

Veja também: Comitiva de Livramento e de todo o Brasil de apoio a Frente Parlamentar de Criação de Novos Municípios da Câmara que esteve em Brasília 
 

Os problemas com a água vão além da seca

 
 
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Unidade de Beneficiamento de Manga e Maracujá será instalada no Perímetro Irrigado do Brumado

20 famílias ativas conseguem produzir entre 50 a 100 toneladas de frutas.

Na tarde da quarta-feira, 10 de outubro, cerca de 20 produtores de frutas da Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado do Brumado - Bloco II, em Livramento de Nossa Senhora, participaram da discussão para finalizar o Plano de Negócios da região. A proposta é instalar uma Unidade de Processamento de Polpa e de Doce de Frutas, no galpão doado pela Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial (Sudic) - órgão vinculado à Secretaria de Estado da Industria, Comércio e Mineração da Bahia - com auxílio e orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae/BA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo o colaborador da Sudic, Luiz Del Corral, até o início de 2013 a Unidade de Processamento da Associação já deve está finalizada.

O presidente da Associação, Valdir dos Santos, explica que, por ano, as 120 famílias ativas conseguem produzir entre 50 a 100 toneladas de frutas, cada uma em uma extensão de terra com aproximadamente dois hectares e meio. A região é um dos principais polos baianos na produção de manga e maracujá. A iniciativa de instalar a unidade foi aprovada por ele, que frisou a importância da ação para garantir ganhos aos produtores. “Na época da safra da manga e do maracujá, somos obrigados a vender as frutas com o preço muito baixo. Esse projeto vai nos ajudar a aproveitar o excedente da produção, gerando renda para nossa comunidade”.

“Nosso objetivo com essa reunião é discutir com a comunidade local o que já foi feito até agora, saber qual capacidade da produção, quantidade de frutas produzidas e definir o produto que será preparado na unidade”, explica a analista do Sebrae Mônica Teixeira.

Além do Plano de Negócios, o Sebrae realizou também um estudo de viabilidade e vai contemplar a Associação com o Programa Vida Melhor Rural, uma metodologia desenvolvida pela instituição para trabalhar com as agroindústrias.

Depois do Plano pronto, começa a próxima etapa de capacitação dessas pessoas. Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, já vai ser realizado o curso Rede Associativas. “É um curso para que eles entendam a diferença entre Associação e Cooperativa, para que possam tomar decisões de como eles irão comercializar no futuro” explica a analista do Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Noticias

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Transposição é a solução

*Por José Maria Caires, Blog Dom Basílio

Após as eleições encontrei com GERARDO JUNIOR, vice-Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, coloquei pra ele que uma das obras mais importantes para ambos Municípios é a transposição do Taquari Vereda, para o Rio do Paulo.

Junior é defensor do projeto, entende que é uma solução benéfica para Dom Basílio e Livramento, mas acredita que a pressurização do Bloco I, conjuntamente com a transposição devem ser obras atacadas imediatamente e se colocou à disposição.

 Neste momento me coloco à disposição dos dombasilienses, para discutir as questões da irrigação de nosso Município. Vamos conversar com Zé Bonfim, com Pedrinho, com os vereadores, com Val, com Lelé Digo de seu Nem e todas as lideranças para que possamos conjuntamente minimizar os problemas da nossa economia.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Qualifica Bahia abre vagas em Livramento

Estão abertas nas unidades Sinebahia de Livramento de Nossa Senhora, Vitória da Conquista, Brumado, Jequié, Itapetinga, Guanambi, Caetité, Poções, Itambé, Macaúbas, Maracás e Jaguaquara um total de 700 vagas gratuítas de capacitação profissional associadas ao programa Qualifica Bahia.

Os cursos são montados de acordo com a carência de profissionais identificada nos municípios. As inscrições acontecem até o preenchimento das turmas. Serão inscritos 30 educandos para cada uma delas (22 efetivos + 08 em cadastro de reserva). Poderão participar pessoas desempregados, com idade acima de 18 anos e que tenham disponibilidade de horário. Cada curso exige ainda uma escolaridade específica para que os candidatos possam participar. Os interessados deverão procurar uma unidade do Sinebahia em sua cidade. (Brumado Agora)

Endereço: Rua Cônego Higino, 69 A (em cima do Lojão São Paulo) de Segunda a Sexta das 07:00 as 13:00.

Estiagem prolongada seca açudes e lagoas na zona rural de Livramento

Por Marcos Santos, L12 Notícias

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os vereadores se tornaram uma esperança para muitos eleitores a partir de 2013

*Por Blog Iguatemi

As eleições 2012 foram benéfica em alguns pontos para o poder legislativo em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Um dos motivos é que o número de vereadores esta bem dividido, 7 vereadores serão da situação a partir de 2013 e 6 oposição. Na gestão de 2008 a 2012 por exemplo só tem 3 vereadores da oposição e 6 da situação, o que deixa a câmara de vereadores muito desigual, já que na maioria das vezes os vereadores da situação são totalmente e descaradamente submisso ao prefeito.
 
 
O segundo motivo é que a renovação da câmara foi grande, já que a partir de 2013 terá 7 novos vereadores e Caiau (PR) que foi vereador de 2000 a 2004, passando a ser uma esperança para os livramentenses, visto que muitos dos atuais vereadores é criticado por muitos eleitores por não exercem a função de vereador, ser analfabeto funcional, submisso ao executivo, etc.
 
Nesta eleição o Distrito de Iguatemi foi muito beneficiado, pois elegeu 2 vereadores residentes em Iguatemi, Quinquinha de Amoreira (PT) e Cidão Aracatu (PSD), o que até esta eleição não acontecia com frequência.

sábado, 13 de outubro de 2012

Lagoa Real: Professor Gilmar agradece aos eleitores

Professor GilmarAmigo (a),

Agradeço de coração os 308 votos que obtive na Eleição do dia 7 de outubro, concorrendo a uma vaga para o legislativo de Lagoa Real. 308 votos dos Amigos (as), 308 votos de Lealdade, 308 votos que valorizam a Dignidade, 308 votos que valorizam o Caráter e a Personalidade. Estou convicto que Valores não são Cifras, Valores são as experiências que acumulamos em toda a nossa vida. Muito obrigado a todas as pessoas que depositaram em mim este voto de confiança. Continuarei lutando para alcançar nossos objetivos, não medirei esforços objetivando não decepcionar nenhum de VOCÊS que acreditaram nas minhas propostas. Avante Companheiros (as)! A nossa luta apenas começou. Temos um longo caminho para trilharmos juntos.

Obrigado pela confiança e pelo apoio;

Professor Gilmar Santos foi Candidato a Vereador e ficou como Suplente em Lagoa Real pelo PV na coligação Coligação com a Força do Povo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Periquitos estão destruindo plantios de maracujá

*Por Blog Iguatemi

O número de periquitos era bem reduzido há vários anos nas comunidades do Distrito de Iguatemi, tornando muito difícil ver los, mas a alguns meses facilmente se ver periquitos para todos os lados sem nenhuma dificuldade e com o aumento destas aves tão lindas trouxe também alguns prejuízos para os produtores de maracujá, pois atualmente todas os dias pela tarde abrem as flores do maracujá para serem polinizadas para produzir mais frutos, mas tais periquitos se unem nas roças de maracujá em bandos de 200 ou até mais a procura de alimento e comem quase todas as flores do maracujá que geraria frutos em poucos dias, derrubam alguns frutos pequenos e também comem frutas no chão.

Alguns produtores para tentar amenizar um pouco estes danos soltam foguetes, jogam pedras, etc. para tentar espantar os periquitos das roças de maracujá. Alguns produtores acham que iriam perder de 10% a 30% de sua produção anual por causa dos periquitos. Há suspeitas que estas aves tenha migrado, já que o tempo foi muito curto para ter uma reprodução tão rápida e com a seca em diversos lugares a carência de alimentos é grande.

Este ano foi relativamente ótimo para todos os produtores de maracujá, tirando os plantios que teve falta de água, morte, etc. já que o preço do quilo do maracujá ficou até agora entre R$ 1,00 e R$ 2,00. Em alguns anos que o preço fica abaixo de 50 centavos por quilo, alguns produtores não conseguem nem cobrir os gastos que tiveram, levando algumas famílias a não plantar mais maracujá já que não tem mais dinheiro para investir e (ir para outras localidades como São Paulo) a procura de emprego ou trabalhar somente na diária para outros produtores de maracujá.

maracujá, periquitos, Zona Rural de Livramento,
Periquitos come as flores que geraria frutos
maracujá, periquitos, Zona Rural de Livramento,
Flores no outro dia após ser comida pelos periquitos.
maracujá, periquitos, Zona Rural de Livramento,
Os periquitos comem até as frutas no chão
maracujá, periquitos, Zona Rural de Livramento,
Foto tirada pela manhã por isso tem poucos periquitos na roça de maracujá, já que as flores abrem pela tarde.
maracujá, periquitos, Zona Rural de Livramento,
Foto tirada pela manhã por isso tem poucos periquitos na roça de maracujá, já que as flores abrem pela tarde.
 

Garis que votaram contra são demitidos em massa em Livramento

*Do L12 Notícias, Por Marcos Santos

 

Leia:http://l12.com.br/index.php/destaque/destacadas/2169-garis-que-votaram-contra-sao-demitidos-em-massa-em-livramento-de-nossa-senhora

 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vereador Cidão Aracatu vitorioso e ao mesmo tempo derrotado

*Por Blog Iguatemi

cidão aracatu, vereador, livramentoO vereador Cidão Aracatu (PSD) conseguiu se reeleger com muita tranquilidade e os 2031 votos que ele consegui já era esperado por muitas pessoas, teve até várias apostas que Cidão fazia mais de 2 mil votos, tornando Cidão Aracatu um vitorioso já que poucos vereadores no município de Livramento conseguiu esta marca.

Mas ao mesmo tempo ele se tornou um derrotado, pois o grupo do candidato a prefeito derrotado Ricardinho (PSD) apostava todas as suas fichas no vereador Cidão Aracatu, visto que já era esperado que ele conseguiria muitos votos para se reeleger vereador, logo deveria também consegui que Ricardinho vencesse em vários colégios eleitorais em todo o Distrito de Iguatemi, mas aconteceu completamente ao contrário, pois só nas urnas de Iguatemi Paulo Azevedo venceu com quase 300 votos de frente e olha que Cidão reside em Iguatemi. Em Arrecife, Loureço, Sítio Novo e em quase todos ou talvez em todos os colégios eleitorais que pertence ao Distrito de Iguatemi Paulo Azevedo venceu.

Isso aconteceu por diversos fatores, mas com certeza o principal motivo é a desaprovação dos quase 8 anos de administradão do prefeito Carlão em todo o Distrito de Iguatemi.

Quando saiu o resultado que Paulo Azevedo teria vencido com quase 300 votos de frente nas urnas de Iguatemi, logo após Cidão Aracatu saiu com a cabeça baixa do Colégio de Iguatemi (CEDMP) em direção a sua casa com mais de 20 pessoas ao seu lado. Além disso, segundo informações Cidão Aracatu e quase toda sua família foi para o município de Brumado.

CONVITE: Festa de Nossa Senhora Aparecida em Iguatemi


O Distrito de Iguatemi tem a honra de convidar você, sua família, todos os devotos e o povo em geral para participar da festa de Nossa Senhora Aparecida.
 
PROGAMAÇÃO: Nesta sexta-feira, 12 de outubro 2012
5:00 horas - Alvorada
8:00 - Anotações de intenções
10:00 - Missa Festiva
Após a Missa, Procissão
Observação: não haverá batizados


Leia mais sobre Nossa Senhora Aparecida
 
Iguatemi, Bahia
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fotos da comemoração em Iguatemi da vitória de Dr. Paulo

* Por Blog Iguatemi

Segunda-feira (08) o dia todo em Iguatemi foi pura festa, ninguém arredou o pé  mesmo com um sol de mata
Domingo (07) minutos depois que saiu o resultado das urnas de Iguatemi todos foram para a praça de  Iguatemi comemorá a vitória, pois a maioria estava confiante que a vitória nas outras urnas erra certa.
Segunda-feria (08), sol escaldante, mas com a vitória ninguém nem lembrava disso.
Raposa que um eleitor levou para Iguatemi na segunda-feira (09) para 'brincar'.
Domingo (08) os eleitores só tinha o resultado das urnas de Iguatemi, mas já saiba que o resultado de todas as outras era o mesmo.
Dezenas da malas foram levadas pelos eleitores para a comemoração segunda em Iguatemi (09), cada uma com um estilo diferente.
Motos que apostadores ganharam nesta eleição com a vitória de Paulo Azevedo estavam o dia todo cima desta F4000 desfilando pelas ruas.
 
O novo comandante da 46ª Companhia de Polícia Militar de Livramento, Coronel Souza Neto, que substitui interinamente ao Major Brito Macedo no período das eleições, esteve presente pela tarde na comemoração da vitória de Paulo Azevedo em Iguatemi garantindo a segurança e prendendo as motos que estava com chassis batido e pedindo os donos de motos com descargas cortadas para colocar uma nova. No momento ele esta se despedindo de todos ao lado do carro.

 
Na comunidade de Várzea D'água teve uma grande comemoração no Domingo (07), saindo uma carreata de Iguatemi e na comunidade de Amoreira, 9 km de Iguatemi também teve uma grande comemoração na segunda-feira (08) e em vários outras comunidades, mas infelizmente não temos fotos.
 
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Esta provado que as pesquisas são verdadeiras e que o grupo da situação mentiu e tentou fazer os eleitores de idiotas mais uma vez

*Por Blog Iguatemi
 
Dr. Paulo Azevedo (PRP) venceu a eleição em Livramento com exatamente 3197 (11,95%) votos de frente, o que não foi nenhuma surpresa para os livramentenses, pois todas as pesquisas eleitorais mostrava claramente este resultado, os comícios do 44 era maior em relação ao número de pessoas, antes das eleições se percebia facilmente por uma simples visita que em todas as comunidades pertencentes ao Distrito de Iguatemi a situação perdeu eleitores e creio que em todos os lugares de Livramento e etc.
 
A máscara do grupo político da situação em Livramento caiu, pois eles afirmavam veementemente para todos que as pesquisas da Folha Regional, ECO e Gasparetto eram falsas e que não expressava a realidade, fazendo pouco caso destes institutos de pesquisa e deixando os seus próprios eleitores confusos, por não saber em quem confiar, mas os eleitores livramentenses não são tolos e sabiam que não tem logica todas as pesquisas serem falsas e se são falsas por que não aparece as pesquisas verdadeiras mostrando o candidato Ricardinho na frente? Simples, porque estas pesquisas sim seriam falsas e mentirosas e nenhum instituto que se prese quer esta imagem para eles.
 
NÃO TERIA COMO DESMENTIR TAIS INSTITUTOS, MAS OS CANDIDATOS DA SITUAÇÃO INSISTEM EM FAZER O POVO DE IDIOTA, ETC.:
 
O instituto Folha Regional em eleições passadas fez uma pesquisa em que o prefeito Dr. Carlos derrotaria o grupo político do ex-prefeito Emerson Leal como de fato aconteceu. Foi um acerto total de 100% projetados na mesma pesquisa da época².
 
Além disso, o Instituto Gasparetto também tem credibilidade com a situação, já que a pesquisa realizada nos dias 10 e 12 de junho mostrou o candidato Ricardinho (PSD) com 4% de frente (Ricardinho: 39,1% e Dr. Paulo: 35%).
 
O Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas goza de credibilidade tanto junto à oposição quanto à situação. Foi dele a amostragem realizada nos dias 10 a 12 de junho, a pedido do jornal Tribuna do Sertão, dando, naquela época, 4% de frente para Ricardinho.
 
O grupo da situação atestou a idoneidade do Gasparetto, dizendo:
 
“Saiu a primeira pesquisa feita por um instituto de verdade, com respaldo em todo o estado, e publicada em um dos jornais de maior credibilidade do sudoeste baiano. O Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas e o jornal Tribuna do Sertão mostram os números verdadeiras da eleição em Livramento”³.
 
 
NÃO ESQUEÇA:
 
AS próximas eleições virão (2014, 2016...) e os candidatos que atualmente são da situação estarão ai tentando conquistar o seu preciso voto de diversas maneiras (ate tentando compra com sofá), mas você eleitor não pode e não deve esquecer-se das mentiras que os candidatos da situação inventaram nesta eleição sobre os institutos de pesquisa e muitas outras coisas. Do mesmo jeito que você deixa de confiar em seu amigo por ter mentido para você em determinadas situações, você também pode fazer isso com candidatos a cargos políticos em Livramento.
 
Hááaá... estou até com pena dos eleitores que apostaram mil, 2 mil, 100 mil reais nesta eleição na vitória de Ricardinho, confiando na palavra dos candidatos da situação por afirmar que as pesquisas seriam falsas.
 
Hááá... Torço que os livramentenses escolheu o melhor para Livramento, mas isso só termos certeza daqui 4 anos, quando termina a gestão de Paulo Azevedo e dos 13 vereadores.
Curta: www.facebook.com/blogiguatemi/

Votação de todos os candidatos a vereador de Livramento

Vereadores eleito na ordem crescente: Cidão Aracatu - 2.031 votos; Paulo Lessa – 1.438; José Araújo – 1.312; Quinquinha de Amoreira – 1.284; Batata – 1.153; Huga – 1.099; Marilho – 920; Tõe Luiz – 812; Kinka – 801; Alan de Gonçalinho – 769; Zé de Vital - 792; Caiau – 763; e João Amorim – 698.

A situação perdeu para prefeito, mas fez maioria no Legislativo, passando à oposição com Cidão Aracatu, José Araujo, Huga, Marilho, Caiau, Kinka e Nego. Candidatos reeleitos: Cidão, Paulo Lessa, José Araujo e Marilho. A nova composição da Câmara será de 13 vereadores, quatro reeleitos, oito estreantes e a volta de Caiau (Jorge Lessa Pereira).

Votação dos vereadores do Distrito de Iguatemi não eleitos: Sérgio de Arrecife - 202; Vitalmir Moura - 262; Zé da Voz - 279.














Prefeitos eleitos em algumas cidades da Bahia

* Por Blog Iguatemi

Vitória da Conquista terá eleição de 2° turno pela primeira vez na história. Guilherme Menezes (PT) fez 49,12% dos votos e Herzem Gusmão (PMDB) fez 40,24%.

Dom Basílio terá novo prefeito em 2013. Marilton venceu com 53,53%, Zé Bonfim teve 44,91) enquanto o atual prefeito da cidade Luciano teve apenas 126 votos, ou seja, apenas (1,56%).

Aracatu terá novo prefeito e será Sérgio Maia (PV). Maia que havia perdido as eleições de 2008 por apenas 14 votos, venceu Braulina Lima (PR) que era apoiada pelo atual prefeito Silvio Maia. Sérgio teve 50,94% enquanto Braulina teve 49,06%. A diferença foi de 185 votos.

Brumado elegeu Aguiberto com 53,88%, Marizete Pereira ficou com 44,14% e Gilson Dias teve 1,99%.

Salvador terá segundo turno com ACM Neto (DEM) e Pelegrino (PT). ACM fez 40,17% dos votos válidos e Pelegrino fez 39,73. A última pesquisa eleitoral dava Pelegrino na frente.

Paramirim Dr. Júlio ganhou com 58,64% dos votos e Tolinha ficou com 41,36%.

Lagora Real o próximo prefeito será Zezinho. Zezinho (PSD) fez 49,63% dos votos, Pedro Cardoso (PMDB) 48,63% e Zé Carlos com (PT) 1,74%. Zezinho ganhou com 78 votos de diferença.

Rio de Contas Márcos Farias ganhou com 51,72% e Cristiano ficou com 48,28.

São Paulo terá 2º turno. José Serra (PSDB) ficou com 30,75% Fernando Haddad (PT) com 28,98% e Celso Russomanno (PRP) com 21,6%.

CHARGES: O que acontece depois das eleições!

charges, o que acontece depois da eleições, 2012,

charges, o que acontece depois da eleições, 2012,