sábado, 16 de março de 2013

Falta d' água assola Livramento e gera mobilização por parte do Poder Público


Na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora (a 618 km de Salvador), praticamente todos os mananciais que abasteciam as comunidades secaram completamente. Uma das poucas alternativas de abastecimento, os carros pipas, que integram o projeto do governo, que visa equacionar a crise no abastecimento, esta sendo invibializada por falta de água. A estrutura do abastecimento de água nas comunidades rurais está comprometida há pelo menos sete dias. A situação mais crítica é no distrito de Iguatemi, por ser uma das comunidades mais distantes da sede, além de possuir uma das maiores densidades demográficas do município.

São pelo menos 15 carros pipas controlados pelo Exército que estão parados, segundo informações, aguardando o aumento da vazão de água que é de 130 litros para 190 litros por segundo, por parte dos órgãos que gerenciam a água da Barragem Luis Vieira. Na sede do município, os bairros mais carentes são os que mais sofrem, muitos estão sem água nas torneiras há mais de 8 dias, como por exemplo o Bairro Benito Gama.

Procurado pelo L12 Notícias para falar sobre o problema, o Secretario de Obras e Serviços Urbanos, Nilson Dantas, esclareceu: “Realmente tem 22 carros pipas parados por falta de água, isso porque foi reduzida a vazão de água da barragem de 230 litros para 130 litros por segundo. A Embasa, junto com o INEMA, chegou a uma conclusão que 130 não dá condições de abastecer a cidade. Então, ontem, o prefeito, Dr. Paulo, encaminhou pra ANA e Dnocs um documento, pedindo para aumentar a vazão para 190 litros por segundo... Se não fizer isso, a cidade vai continuar sem água. A zona rural tem sete dias que não recebe um carro pipa. Está faltando água nos colégios, posto de saúde, creches...Inclusive, o prefeito não veio para essa reunião hoje, justamente para poder ver se consegue o aumento da vazão de água da Barragem.

Ainda, de acordo com Nilson Dantas, toda a zona rural está sem água, até para beber. Hoje foi possível abastecer as escolas, creches e postos de saúde, através de dois carros pipas, porque a zona rural está totalmente sem água.

O L12 Notícias também ouviu o chefe do DENOCS em Livramento de Nossa Senhora,  Pedro Antônio Oliveira Lima, o qual esclareceu que a Barragem Luis Vieira está com apenas 16 milhões e 200 mil de m³, aproximadamente 15% de sua capacidade total, que é de 105 milhões de metros cúbicos de água. Pedro explicou, ainda, que se for mantida essa vazão de 130 litros por segundo está garantido o abastecimento para consumo humano até meados de outubro de 2014, não podendo de forma alguma destinar essa água para a agricultura.

Livramento de Nossa Senhora tem uma população estimada em 42.693 habitantes. Sua área territorial é de 2.291 quilômetros quadrados. Sua economia baseada na agricultura, alavancada pelo cultivo da manga e do maracujá.

Do L12 NotíciasPor Marcos Santos

segunda-feira, 11 de março de 2013

Moradores reclamam de mato alto e lixo em praça de Iguatemi

                                                         Fotos: Internauta Réporter.

A praça do distrito de Iguatemi é alvo de reclamação de moradores da região. A área está com mato por toda parte, brinquedos quebrados e lixo espalhado no local. Segundo quem vive no distrito afirma que, além dos problemas com a limpeza, há também buracos nas calçadas, falta de iluminação e até animais estão solto passeando pela praça.

A situação gera insegurança em quem vive nas proximidades, havendo risco dos animais machucarem as crianças.

Também estão reclamando do CRAS, que o mato está tomando conta do prédio, lixo e entulho estão espalhados pela rua, confira também que até o posto da Polícia Militar encontra-se em situação precária. FONTE: LIVRAMENTO AGORA.

Confiram as fotos enviadas pelo internauta repórter.
Iguatemi 5
Iguatemi 3Iguatemi 4

Iguatemi 6Fotos: Internauta Réporter.

quarta-feira, 6 de março de 2013

INTERNAUTA DENUNCIA PÉSSIMO ESTADO DE PONTE EM ITAQUARAÍ



Através de um email enviado a redação do Se Liga Brumado , o leitor Arnaldo Correia mostrou seu descontentamento e denunciou a situação em que se encontra uma ponte no distrito de Itaquaraí. De acordo com ele, a situação está ‘degradante’. “Ao me deparar com a ponte nessa situação, fiquei com medo de cruzá-la, pois poderia não suportar o peso do veículo que dirigia, uma S-10. Mas como não poderia interromper meu trabalho, tive que arriscar”, contou. Correia disse ainda esperar que a Administração Municipal, ao ver essa denúncia, fique sensibilizada com o caso. “Se não a interditarem para manutenção, a ponte pode ficar ainda pior com o tráfego constante de veículos e causar algum acidente grave”, completou. FONTE: SE LIGA BRUMADO