quarta-feira, 30 de maio de 2012

Situação atual de alguns lugares da Zona Rural de Livramento

Add caption

O maracujá em algumas comunidades já esta começando a produzir, com isso irar injetar mais dinheiro no comércio, já que uma grande parte das residências da Zona Rural de Livramento sobrevive com o maracujá. Muitas pessoas preferem só plantar o maracujá em dezembro/janeiro e outras pessoas optam por plantar no inicio do ano e/ou no meio do ano, já que o preço do maracujá é muito variável! Como vocês vem na foto eu optei por plantar em janeiro e agora!

Muitas pessoas optam por pass  ar a mão na flor do maracujá, pois assim vingará mais. Uma pesquisa "na Estação Experimental de Macaé, mostra que 80% das flores polinizadas manualmente produzem frutos". Contudo muitas pessoas na Zona Rural de Livramento não passam a mão na flor achando que é perca de tempo. Mas segundo Tiago Junqueira de Almeida, que estuda na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde "o ideal é combinar de forma harmônica as duas formas de polinização: a natural, favorecendo a multiplicação de mamangavas através do plantio de plantas com flores que as atraiam, (evitar a realização de controle de pragas e doenças com pesticidas no horário vespertino quando elas visitam as flores em maior quantidade e colocando mourões ocos de madeira para que possam construir seus ninhos), e a artificial, tentando tocar o maior número de flores possível num curto espaço de tempo”.

Em algumas comunidades os tanques "pequenos" já começaram a secar como vocês veem na foto. A sorte nossa é que em muitas comunidades o subsolo tem muita água, com isso pode se abrir poços artesianos, mas o custo da perfuração e da instalação da bomba é um pouco caro, R$ 7.000,00 (sete mil reais) em média, não sendo acessível a todos, além disso, tem a energia a ser paga todos os meses. O furto de bombas de poços artesianos é frequente na Zona Rural de Livramento, fazendo muitas pessoas fazerem "engenhocas" no poço/bomba para não ser roubado, em alguns casos colocando em risco a vida dos ladrões.

Um grande problema na Zona Rural de Livramento é que as lavouras de maracujá em sua grande maioria não são acompanhadas por agrônomos, causando grandes problemas, pois os produtores de maracujá não sabem quando e quanto deve jogar adubo, veneno, etc. Com isso em alguns casos muitas pessoas perdem a roça toda/parcialmente, pois o maracujá morre, por alguma doença que ninguém sabe qual foi e qual a solução para não transmitir para outros pés de maracujá, por isso que a roça deve ser acompanhada por um agrônomo.

Como o pasto esta acabando muitas pessoas como você vê na imagem já estão dando palma ao gado. Não tão ruim para quem tem muita palma disponível para o seu gado, com isso estas pessoas vendem para quem não tem o suficiente. Um caminhão de palma pode custar de R$ 400,00 a 500,00 (quatrocentos a quinhentos reais).
Autor: Iguatemi Notícias Online.
Você Repórter, divulgue sua notícia: e-mail: iguateminoticiasonline@live.com
Visite a nossa página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário