terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma nova Livramento está surgindo, nua, crua, sozinha

Livramento de nossa senhora, bahia, crescimento desordenado

Ao mesmo tempo bela e encantadora, abandonada e maltrada, nua e desgrenhada como uma criança de favela, a sede do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, cresce em todas as direções, sem qualquer ordenamento ou infraestrutura. Nos últimos 20 anos, cresceu mais do que em toda sua história, praticamente à revelia do poder público, surgindo novas ruas e novos bairros a todo o momento.


Na verdade, surgiu uma “Nova Livramento”, onde falta quase tudo, desde adequados sistemas de iluminação, abastecimento de água e esgotamento sanitário, pavimentação, áreas de lazer e passeios públicos. Muitas áreas estão cercadas de mato. Essa nova cidade expande-se para as margens do Rio Brumado (Leste); Lagoa Grande (Oeste); passa-quatro (Norte); e para o Sul.


Falta o mínimo necessário para se viver com dignidade em uma cidade. A administração pública municipal perdeu o controle e nem mesmo sabe em quais ou quantas ruas não há pavimentação, muito menos quantas ligações de esgoto existem. Também ignora que o sistema de água está ultrapassado, há muito tempo, provocando até mesmo o racionamento, apesar da abundância de água na cachoeira.


Vencer essas carências, corrigindo o atraso na tomada de providências, será o grande desafio que espera o novo prefeito, a partir de 2013, seja qual for o eleito em outubro próximo.

Livramento de nossa senhora, bahia, crescimento desordenado
Livramento de nossa senhora, bahia, crescimento desordenado
Livramento de nossa senhora, bahia, crescimento desordenado




Leia também uma matéria do L12 Notícias muito importante: 
Meio ambiente: Estrada Real pede socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário