domingo, 15 de julho de 2012

Docentes de Livramento seguem comando e mantém paralisação


Greve dos professores de Livramento

Os professores da rede estadual de ensino de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, Bahia, reunidos em assembleia no último dia 13, decidiram acompanhar o comando da greve, sediado em Salvador, e manteve a paralisação. Foi uma reunião dramática, por que alguns docentes, mesmo desejando seguir os demais colegas, confessaram-se fragilizados com as pressões do governo, principalmente com o corte dos salários, e manifestaram o desejo de voltar ao trabalho.

O comando da greve, em Salvador, discordou da proposta do Ministério Público para solucionar o impasse entre docentes e governo, dizendo que, na verdade, houve uma repetição do que o Estado já havia oferecido, que não houve qualquer garantia de reversão das demissões nem de que o acordado seria cumprido. Então, preferiu elaborar uma contraproposta e aguardar uma resposta definitiva com as aulas suspensas.

Escola Polivalente, Escola Dona Tina e principalmente o Colégio Boaventura, em Livramento, por pressão da diretora da Direc 19, convocaram os alunos e estão ministrando aulas de forma improvisada. Os estudantes estão insatisfeitos, pois pensaram que seria retomado o ritmo normal das aulas. Foram reunidas várias turmas em uma e tem professor dando aula fora de suas matérias, somente para dizer que os estabelecimentos estão funcionando.

O Mandacaru anotou depoimentos de alguns professores, na assembleia de Livramento, uns desanimados e outros dispostos a continuar:

Volto para a Escola, mas como se fosse para uma casa alugada, como se não fosse mais minha”.

Um deputado, só para mandar carta, ganha R$1.000,00 e o professor, para dar 20 horas, ganha quanto?”.

Ele [o governador] não se importa com nossas vaias. Isso para ele é insignificante, porque, para ele, nós somos insignificantes”.

Se o preço for perder o emprego, que seja. Vou ficar sempre do lado da verdade”.

Não adianta continuar numa luta na qual não se acredita, mas eu acredito. Acredito que a justiça vai prevalecer”.

Fonte: Mandacaru da Serra, Jornalista Samantha Silva Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário