segunda-feira, 23 de julho de 2012

O desenvolvimento da educação no Brasil



A economia brasileira quando comparada a de outros países fica em 6° lugar, já com relação à educação esta em 88° lugar, segundo o FMI e a UNESCO respectivamente. Porém a educação no Brasil esta melhorando gradativamente em todos os níveis de ensino como é mostrado em varias pesquisas, comparando com os anos anteriores.


O despreparo e a desvalorização salarial dos professores é um dos principais fatores da situação educacional brasileira, pois em outros países como a Coréia do Sul a maioria dos professores tem mestrado ate no ensino básico, são também rigorosamente avaliados a cada 2 anos e o piso salarial é o equivalente a mais de 8 vezes o do Brasil. Além disto, o tempo que os alunos brasileiros passam na escola é pouco, comparado com outros países de boa qualidade educacional que no mínimo é 6 (seis) horas por dia.

Veja o que o vereador Aparecido Silva (Cidão Aracatu) acha de termos professoers com mestrado no ensino municipal (23/12/2011):

Para o consultor municipal, “encarnado” no vereador Aparecido Silva [CIDÃO ARACATU], a graduação era suficiente para atender à demanda de ensino municipal de Livramento e não tinha porque a Prefeitura gastar mais com “mestres” e “doutores”. E ainda frisou que “nossa clientela não tem maturidade para absorver este preparo destes profissionais graduados em strito sensu (sic), nossa realidade é outra”. Em outras palavras, rebate o vereador Paulo Lessa, indignado: “ele quis dizer que somos subespécie, nossos filhos subespécie da subespécie, incapazes de absorver um ensino de qualidade transmitido por profissionais altamente preparados” e que “isso é um achincalhamento da inteligência da sociedade de Livramento” (Mandacaru).

As pessoas atualmente que não tem um bom nível educacional estão sujeitas a ficarem desempregadas e só irá conseguir na maioria das vezes empregos com baixa remuneração, não conseguindo uma qualidade de vida digna, pois o mercado de trabalho esta muito competitivo, privilegiando os que tiveram boa formação profissional, os criativos e os que estão capacitados para trabalhar com a tecnologia. Com isso muitas pessoas irá procura soluções para resolver estes problemas em outros lugares, como no mundo da criminalidade .

Mas com todas as vantagens que uma educação de qualidade proporciona, tem muitos pais que não se interessam com a educação dos filhos ou pelo menos não demonstra, pois na Bahia os professores do Ensino Médio esta a mais de 100 dias de greve e muitos pais não estão nem ai, parece que ate gostam ou estão acostumados a sofrer, pois uma pesquisa de opinião que foi feita em Livramento e divulgado segunda-feira (25) do mês de junho avaliando a administração do governo Jaques Wagner que teve 55% positivo, 8,5% negativos e 33,1% regular e olha que o ano passado os estudantes das universidades estaduais da Bahia ficaram mais de dois meses sem aula, mas os livramentenses parece que não conseguem se lembrar do passando quando se refere a política.

Eu posso não mudar a realidade, mas ao menos fico indignada com tamanha falta de respeito! Ai se todo mundo ao menos se indignasse...

Autor: Iguatemi Notícias Online.
Facebook (NOVO):
http://www.facebook.com/iguateminas.noticiason/
Twitter: www.twitter.com/#!/iguateminonline/
E-mail (vc repórter): iguateminoticiasonline@live.com

3 comentários:

  1. O mais engraçado é essa avaliação do governo wagner está em 55% como positiva, se é positiva por que não colocam nas propagandas politicas a cara desse "traidor"??? Ele não é do PT?? Muito estranho! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação! Ele é do PT! Até agora não vi nenhuma foto dele do lado de Paulo Azevedo e Gerardo Júnior! Fico grato por ter deixado o seu comentário!

      Excluir
  2. Será pelo fato do desgaste que o "governador" vem enfrentando pelas greves (professores da rede estadual, das universidades estaduais, policiais militares)?? Acho que a oposição livramentense que fazer igual o Serra pretende fazer com o Kassab na disputa pela prefeitura de São Paulo!!

    ResponderExcluir