sexta-feira, 27 de julho de 2012

Até quanto teremos em sua maioria péssimos médicos nos atendendo?

alunos, desinteresse, exames, provas,




AUTOR: IGUATEMI NOTÍCIAS ONLINE.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) estabeleceu que a turma de formandos já deste ano nas faculdades de Medicina do estado de São Paulo tem que prestar a prova que os avalia desde 2003 - pelo menos quem quiser obter o registro necessário para praticar medicina, o que antes era optativo e com isso muitos formandos principalmente da USP e Unicamp boicotavam o exame.

OBSERVAÇÕES:

Digam-me o que adianta ser obrigatório fazer o exame para quem quer ser médico em São Paulo se não tem uma nota mínima que obrigue o estudante a tirar para ser médico e provar que ele esta capacitado a exercer a profissão tão sonhada por muitos? Visto que nos últimos 9 (nove) anos a "reprovação" atinge quase 50% dos poucos que tem o interesse e disposição de se submeter a avaliação, imagine este ano que "todos" fará a prova em um domingo (risos)? Com toda certeza esta porcentagem de "reprovação" aumentará muito mais - coloco entre aspas reprovação, pois não reprova ninguém, mesmo que o estudante não acerte nenhuma questão, já que só é necessário assinar o nome na prova e correr para a tão sonhada profissão de médico! - coloco entre aspas todos, pois tem como burlar a obrigatoriedade como, por exemplo, fazer o registro médico em outros estados e depois pedir transferência para São Paulo. Alguém duvida que algum aluno/"idiota" faça isso?

Como já era de se espera, as notas não serão divulgadas individualmente, pois assim iria prejudicar/penalizar os muitos médicos incapacitados de exercer a profissão, pois a maioria dos pacientes não teria a coragem de pagar altos valores em consultas, tratamentos, etc. com estes médicos, o que seria ótimo, pois poderíamos avaliar a qualidade de cada profissional. Diga-me qual é melhor: prejudicar um médico ou vários paciente, mais tarde como sempre vemos? [por favor, não me respondam (risos)].

Lembrando vocês, as perguntas que os médicos são submetidos todos os anos desde 2003 é o mais idiota possível e este ano continuará do mesmo jeito:
A questão era simples. Pedia apenas para os estudantes escreverem as características da nova gripe, mas 61% não sabiam a resposta correta.

Outra pergunta se referia à saúde das mulheres grávidas. O que fazer quando a gestante apresenta glicemia alta? 77% dos estudantes deram a resposta errada.

Quando uma escola infantil registra um surto de hepatite A, quais providências devem ser adotadas? A doença é comum, mas 76% não sabiam o que fazer nessa situação.

Na pergunta sobre a gripe suína era só responder que a doença se espalha com muita facilidade, mas que o número de mortes ainda é considerado pequeno.

Quanto às grávidas com glicemia alta precisam de acompanhamento médico rigoroso. E em caso de surto de hepatite A, é preciso vacinar as crianças que não foram contaminadas. Confira aqui as perguntas e respostas completas.

E por que os bacharéis em direito para exercer a advocacia devem fazer o Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que por sinal a avaliação é quase impossível ou muito difícil, segundo muitos advogados, tendo muitos que ficar 3 (três) anos tentando para conseguir ser aprovado e outros a vida e não conseguem E AS OUTRAS profissões não tem nada disso? Quer dizer que um médico, engenheiro, professor ou qualquer outra profissão não precisa ser avaliado para exercer determinada profissão e o Advogado precisa? CONTE-ME MAIS onde esta o princípio da isonomia? Ham... quer dizer que a lei não permite o
Cremesp fazer igual a OAB faz! Então vamos altera esta lei o mais rápido possível, visto que os benefícios são vários, já citados no decorrer do texto!

COMO O LEITOR NÃO É BESTA VAMOS VER ALGUMAS VANTAGENS DESTA MUDANÇA DO CREMESP: Mas não esqueça da música: "Eu sempre quero mais que ontem, Eu sempre quero mais que hoje, Eu sempre quero mais do que eu posso ter..." Capital Inicial.

A medida é uma resposta do Conselho ao que eles consideram um descaso do Ministério da Educação: “O MEC tem de tomar juízo, não dá para abrir faculdades porque um político pediu ou porque o lobby de escola privada pediu. Escola de Medicina precisa ter estrutura”, reclama o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Jr. "Estão abrindo escolas médicas sem qualidade e, em consequência, formando médicos despreparados", alertou Azevedo. Ele lembrou que cerca de 70 escolas médicas foram abertas no País nos últimos oito anos, e, a maioria delas, sem hospital escola.

O Conselho justifica a mudança como uma busca por melhoria na qualidade dos cursos de Medicina. “Queremos ter um retrato mais fiel da formação dos médicos e mostrar que trocar qualidade por quantidade, em medicina, pode ter um resultado trágico”, explica Azevedo.

E a decisão é apoiada pela Associação Médica Brasileira: “A ideia é que esse seja um primeiro passo, e outros Conselhos sigam o exemplo de São Paulo”, diz Florentino Cardoso, presidente da AMB.

Nós não queremos punir o aluno com isso [mas deveria], o que vai mudar é que o governo vai ter de fazer com que as escolas funcionem bem. Se uma escola tem 70% de reprovação, quem vai querer estudar lá? Estamos punindo as faculdades ruins, não o aluno que estuda nelas”, explica Cardoso.

A justificativa é uma resposta aos questionamentos de médicos e alunos, especialmente da USP e Unicamp, que boicotam o exame.

Quem gostou compartilhe nas redes sociais e na rua, quem não gostou faça o mesmo para ver a opinião dos outros e não se esqueça de comentar aqui em baixo, se preferir anonimamente.

Com algumas informações do R7, Terra e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário