domingo, 8 de julho de 2012

Câmara vazia debate sobre lei do orçamento para 2013

Tendo nas galerias menos de 10 pessoas, a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, discutiu ontem (6), em audiência pública, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias de 2013. Mais uma vez, o assunto não mereceu a atenção da população e nem dos vereadores, que foram para a reunião sem mesmo ter lido o texto enviado pelo Poder Executivo.

Eles queixaram-se do desinteresse do público, mas eles mesmos são os culpados, pois nunca uma proposta da comunidade, nessas audiências, mereceu a atenção dos edis nem do Poder Executivo. É assim há mais de 20 anos, lembrou o vereador Marilho Matias, referindo-se ao seu tempo de casa. O vereador José Araújo martelou: essa falta de acolhimento frustra a sociedade.

A reunião começou com nove pessoas no auditório e sete vereadores, terminando com oito vereadores e seis pessoas nas galerias. Somente dois falaram, o jornalista Raimundo Marinho e o ex-vereador Arlindo Silva Cordeiro, que chamaram a atenção para necessidades graves da cidade, como saneamento básico, urbanização, segurança e iluminação pública.

O ex-vereador Arlindo Cordeiro pediu para a Mesa Diretora se referir ao público presente como “galeria”, como nas assembleias legislativas e congresso nacional, ao invés de “plateia”. Ele tem razão, “plateia” parece mais de circo ou outro espetáculo.

Mas o presidente da casa, Lafaiete Dourado, explicou que não podia atendê-lo, que “galeria” se referia a espaços para exposição de fotografias e obras de arte. Equivocou-se, pois se refere, também, a locais onde o público tem assento nos parlamentos. Fonte: Mandacaru da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário