segunda-feira, 11 de junho de 2012

Paulo Azevedo agora espera a decisão de Gerardo Júnior


Embora mudanças sempre possam ocorrer, no prazo de registro das candidaturas, até 5 de julho, o médico Paulo César Cardoso Azevedo é o nome finalmente ungido para encabeçar a chapa do grupo comandado pelo ex-prefeito Emerson Leal, na eleição de prefeito deste ano, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

A vaga de vice, entretanto, ficou aberta, na clara espera da decisão do pré-candidato do PT, Gerardo Azevedo Junior, que poderá ocupá-la em um acordo político visando unir a oposição contra o candidato do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, o empresário Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho. Apesar da confirmação oficial de Dr. Paulo Azevedo na prévia eleitoral de sábado, todavia, o nome para compor como vice-prefeito ainda não foi definido e a escolha acontecerá até momentos antes da convenção dos partidos que vão compor a futura coligação oposicionista. O vereador do PP, Paulo Lessa que renunciou à sua pré-candidatura a prefeito, pode ser um dos cotados, mas ele alega que a escolha tem que ficar a critério do próprio grupo, afirmando que apoiará qualquer decisão a respeito.


“Procurei prestar a minha contribuição para que o nosso grupo seja vitorioso nas eleições de outubro. Coloquei meu nome como pré-candidato por apresentar um projeto administrativo e político que tenho para Livramento, fruto de minha experiência como vereador e, hoje, bastante amadurecido e perfeitamente qualificado e capacitado para atuar em qualquer gestão pública, seja qual for a esfera de governo. Como não foi ainda a hora da minha candidatura a prefeito, o que é natural na política, estamos ai para colaborar. E se for guindado com tamanho e honrado convite para compor a vice, estarei pronto e apto para colaborar com Dr. Paulo Azevedo para conduzir com eficiência e sucesso a nova administração em seu governo, se este for o desejo do nosso povo”, concluiu Paulo Lessa (foto acima).

Antes existiam três pré-candidatos pela oposição: vereador Paulo Lessa, Dr. Emerson Leal e Dr. Paulo, porém, o resultado da última pesquisa publicada pelo Instituto Folha Regional deu o sinal verde para Dr. Paulo Azevêdo, já que o cacique político, Dr. Emerson Leal, havia deixado claro, em entrevista ao L12 Notícias, (clique) que, aquele que aparecesse em melhor posição na pesquisa lideraria a chapa “Até então não foi feita nenhuma pesquisa, mas pretendemos fazê-la, e, dentre as pré-candidaturas colocadas, aquele que aparecer em melhor posição na pesquisa deve liderar a chapa, passando a contar com o total apoio dos demais”, disse Emerson Leal em entrevista.

Dr Paulo Azevêdo confirmou ao L12 que vai em busca do apoio do petista Gerardo Junior, com o compromisso de fortalecer o grupo opositor para as eleições 2012.

A definição do nome do Dr. Paulo, como é mais conhecido, ocorreu no início da noite de ontem (9), em sua residência, na presença do costumeiro público que comparece aos eventos da família Leal, incluindo seguidores e convidados.

Entre os convidados, chamou atenção a presença do representante de Gerardo Júnior, seu irmão Antônio Luiz Azevedo, e da presidente da executiva municipal do PT, Maria Santos Bonfim, o que foi interpretado como sinal de possibilidade da cobiçada adesão. Além das presenças de todos os pré-candidatos a vereador, dos vereadores Paulo Lessa, João Amorim e Almir Cândido, o evento também contou com a participação do ex-prefeito Emerson Leal e sua esposa D. Lia Leal, o ex-prefeito Ulisses Cambui Lima (Lega), que é pré-candidato a vereador pelo PT; mais o vereador do PP e pré-candidato a prefeito de Jussiape, Roberto Paiva Luz,  presidente do PMDB de Livramento, professor Givanildo Rocha de Oliveira.

Apesar do local do evento indicar que a liderança do grupo, exercida por Emerson Leal há 36 anos, pode estar mudando de mão, o velho cacique, porém, avocou para si o crédito pela condução do processo que culminou na escolha do colega médico Paulo Azevedo.

Em discurso de 33m57s, com nuances de despedida, entre críticas ácidas à atual administração local, homenagem a companheiros mortos e purgação de ressentimentos, ele se dirigiu a Paulo Azevedo, afirmando: “estamos dizendo aos nossos companheiros para abraçá-lo como nosso candidato nas eleições de outubro”.

Paulo Azevedo falou menos, mas sua oratória sacudiu a plateia. Focou em agradecimentos e planos de trabalho, dizendo que compartilhava “com todos vocês” o sonho de uma Livramento melhor. Criticou a administração da qual fez parte: “Livramento é exemplo de administração fracassada, não podemos deixar que isso continue”.

O grupo de oposição, cuja liderança passa para o médico e vice-prefeito Paulo Azevedo, já reúne oito partidos: PRP, PDT, PP, PSL, PV, PMDB, PRTB e PSDB, podendo ainda agregar mais três ou quatro legendas, se conseguir a adesão do petista Gerardo Azevedo Junior.


DISCRUSOS RESUMIDOS:

Discurso Paulo Azevedo (dia do lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Livramento):



Quero saudar nosso grande líder Dr. Emerson Leal e dizer, doutor, que a sua prestigiosa presença me emociona, me sensibiliza e me fortalece cada vez mais.

Agradeço ao deputado Nelson leal, que não pode conciliar sua agenda, para estar aqui hoje com a gente. Mas não vai faltar oportunidade. Eu gostaria de reafirmar o compromisso de que irei lutar, dia e noite, para que o nosso deputado saia daqui, em 2014, com a maior votação da vida dele.

Iguatemi Notícias Online: Para quem já acusou Emerson de ter vendido o filho Deputado em troca de cargos no governo, me impresiona Dr. Paulo ficar emocionado, sensibilizado e fortalecido com a presença de Emerson.

...o meu querido amigo Gerardo Junior, que, no Hospital de Base, não poupava esforços para atender aos pedidos daqui do povo de Livramento. Ele nem perguntava de que partido a pessoa era, é um exemplo de dedicação ao povo de Livramento...

Livramento, minha gente, há oito anos, é um exemplo de uma administração fracassada para toda a Bahia. Não se ver, como Dr. Emerson falou, uma obra sequer, em Livramento, que não foi feia por ele ou pelo ex-prefeito Ulisses Lima. Não se ver nada.

- Iguatemi Notícias Online: Se "Livramento, há oito anos, é um exemplo de uma administração fracassada para toda a Bahia" por que Dr. Paulo Azevedo na eleição passada optou por ser vice-prefeito de Carlão, mesmo sabendo que a adiministração do Prefeito Carlão de 2004 à 2008 foi uma fracasso para toda a Bahia?

Uma cirurgia demora seis meses para ser marcada. Nós iremos lutar para que, no máximo, o paciente que precise de cirurgia ela possa ser realizada em seis dias. Que o nosso hospital volte a ser referência para a região.

Eu sonho valorizar os agentes de saúde. Estão cortando o seu salário. Recebem o menor salário de agente comunitário da região. Em todas cidades vizinhas, os agentes recebem o salário integralmente e os de livramento estão sendo cortados. Meu sonho é ter médicos na zona rural.

Eu sonho também com infraestrutura, calçamento de ruas. O que a gente ver em Livramento é rua sem calçamento, no Benito gama, Estocada, na zona rural. Paramirim [cidade vizinha] está calçando rua que só tem um morador, e recebe menos da metade [de recursos] de Livramento.

Eu acredito que os 40 empresários não estão interessados em melhorar a qualidade de vida dos mais de 40 mil habitantes que Livramento tem. Estão interessados é nos 4 milhões de reais que a Prefeitura recebe [arrecada] todo mês.


Discurso de Emerson leal (dia do lançamento da pré-candidatura de Paulo Azevedo a prefeito de Livramento): Parte que explica uma conta dele reprovada no
Tribunal de Contas do Estado (TCE), deixando Emerson como Ficha Suja.




Ainda na segunda-feira, agora, Nelson esteve aqui em Livramento, vindo de uma reunião que ele fez em Núbia, e, chegando em casa, ele viu uma correspondência do Tribunal de Contas do Estado. Ele abriu essa correspondência e viu [que] uma conta minha foi reprovada e o Tribunal me imputando uma multa de R$400,00. Eu manifestei a minha estranheza e estive no Tribunal de Contas do Estado da Bahia, na terça-feira dessa semana, fui ver o que era, era um convênio de R$8 mil, com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, feito em 1991, para alfabetização de adultos, do “Aja Bahia”.

Prestei a conta, normalmente, em 1993 o Tribunal disse que a prestação de contas não estava correta e eu, o contador fez as alegações, mandamos para o Tribunal, mostrando que as 22 professoras fizeram essa alfabetização, colocou a folha de pagamento com o carimbo do Bradesco, dizendo que os recursos foram transferidos e pagos aos professores. Mas não constava, porque a folha não tem assinatura do professor e o Tribunal, por conta disse, acha que a conta está irregular.

Eu estive, terça-feira, no Tribunal de Contas e faço questão de você, tem seu blog [apontando para o jornalista Yonélio Sayd, do site Mural de Notícias] e vou entregar a Nilson Dantas a cópia de toda a documentação e vou entrar na Justiça, e vou mandar também para Raimundo Marinho, para que ele veja o que foi e acho que, com a retidão de caráter que ele possui, ele vai ler e ver se houve desvio de um centavo dos recursos. E vou entrar na Justiça. E essa aleivosia de que “não pode”, “tá impedido”, não tá impedido, não há dolo, não há roubo, impedido de se candidatar é quem rouba, eu não sou ladrão, vocês sabem que eu não sou ladrão.

Nota do Editor: A inelegibilidade do ex-prefeito Emerson Leal e de todos os 218 gestores constantes da lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia não é aleivosia. Está prevista na lei da “ficha limpa” (LC nº 135/2010, que altera a LC nº 64/1990) e prevalecerá caso não seja obtida decisão judicial em contrário.

Leia na íntegra os discursos: http://www.mandacarudaserra.com.br/noticias/2012/discursos.html

Fonte: Mandacaru da Serra, L12 Notícias e Mural de Notícias, visitem e veja mais fotos e leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário