segunda-feira, 11 de junho de 2012

IGUATEMI: 24 CASOS DE DENGUE



Segundo informações do Jornal do Sudoeste, foram registrados 24 possíveis casos da dengue no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Até o momento, apenas um caso foi confirmado, mas a Secretaria de Saúde já está em alerta. Nádia Cristina, secretária de saúde, afirmou que uma equipe epidemiológica já está atuando de maneira mais incisiva na comunidade e em toda microrregião, executando um trabalho de tratamento das caixas d’água e orientando as famílias sobre as formas de prevenção da proliferação do mosquito transmissor. Após nove anos sem notificações da doença, a secretária foi questionada sobre os motivos do ressurgimento da doença. “Acreditamos que o motivo tenha sido a vinda da mineradora para o Distrito de Iguatemi. Com ela, novas pessoas chegaram à cidade, talvez seja esse um dos motivos”, explicou.

Os sintomas da dengue costumam surgir de repente e duram entre 5 e 7 dias. A pessoa infectada apresenta febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. “É necessário que todos fiquem atentos e procure uma Unidade de Saúde o mais rápido possível no surgimento de algum dos sintomas e, é importante que não se faça uso de medicamentos sem a prescrição médica”, alerta a secretária. A dengue é responsável por cerca de 100 milhões de casos ao ano, colocando em risco uma população de cerca de 2,5 a 3 bilhões em todo o país. A doença apresenta taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados e de 30% para pacientes não tratados.

OBS.: Este motivo da Secretária de Saúde,  Nádia Cristina não tem logica nenhuma, a única explicação que eu vejo é que Iguatemi mais uma vez foi esquecido pelas nossas autoridades.

Leia também e fique por dentro da dengue:
http://iguateminoticiasonline.blogspot.com.br/2012/05/sobre-dengue.html

Leia uma outra matéria do nosso Blog:
http://iguateminoticiasonline.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-nao-sabe-existe-um-lixao-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário