quinta-feira, 28 de junho de 2012

Opinião de pessoas sobre o anonimato na internet

"Ao pontuar questões como a Primavera Árabe, o grupo hacker Anonymous e outras revoluções que não possuem um rosto definido, a pesquisadora Danah Boyd mostrou que grandes mudanças na internet são possíveis graças apenas ao anonimato."

Em posição diametralmente oposta se encontra o 4chan, um dos image boards mais bem sucedidos da Internet. Chris Poole, seu fundador, tem uma opinião a favor do anonimato. Disse ele, durante a SXSW 2011:

“Nós colocamos o conteúdo acima do criador. (…) Anonimato é autenticidade. Ele permite que você compartilhe de uma forma totalmente sem filtros. Ele permite que você interaja de maneiras que você talvez não o fizesse se as pessoas soubessem que é você.”


"Essa discussão levanta uma militância aguerrida que luta exatamente pelo oposto, ou seja, para que a internet seja território livre de qualquer tipo de controle, pois grandes grupos econômicos e os países ricos quereriam mesmo é censurar, valendo-se daqueles que sentem medo de um meio de comunicação que pode se converter em arma.

A militância contra o controle sobre a internet não admite lei específica nenhuma. É uma postura que lembra a dos grandes meios de comunicação, que não admitem qualquer tipo de intervenção do Estado sobre uma atividade que é exercida inclusive sob sua concessão

Há um argumento fortíssimo a favor dos que repelem com fervor qualquer tipo de ameaça ao anonimato: o Wikileaks, por exemplo, não existiria sem os anônimos que contribuem consigo.

A militância contra o controle sobre a internet não admite lei específica nenhuma. É uma postura que lembra a dos grandes meios de comunicação, que não admitem qualquer tipo de intervenção do Estado sobre uma atividade que é exercida inclusive sob sua concessão." diz Blog da Cidadania.

"E a segurança e a privacidade? (...) quer que tenham ainda o nome completo? Qual vai ser o próximo passo? RG? CPF? A internet é um lugar livre onde as pessoas têm o direito de serem anônimas ou não," diz Les Guitar.

"E o que é melhor: apesar do excesso de alguns (apaixonados pela política), todos falam um de cada vez, sem interrupção. As palvras não ficam ao vento. Gostem ou não, a arte da política ou da politicagem é tratada de forma aberta e sincera. Como não poderia deixar de ser, há também os famosos "fakes" que apimentam a discussão." Blog NRdC.

"... a internet não pode sofrer censura, até porque isso faz parte da natureza dela, uma natureza praticamente anárquica, descentralizada, não tem controle central, se você tira um conteúdo esse conteúdo vai para outro, assim que caiu na rede nunca mais vai sair da rede todo mundo sabe disso...", diz Dâniel Fraga Vlogueio muito respeitado no Brasil.

"... eles querem criminalizar ate quem cria perfil falso na internet, eu entendo isso ate como um atentado a liberdade de expressão, porque algumas pessoas têm motivos mais que suficientes para criar um perfil falso, às vezes elas só podem se expressar dessa forma, elas querem o anonimato, então por que não deixar criar um perfil falso?...," diz Dâniel Fraga Vlogueio muito respeitado no Brasil.

“... não votem em quem tenta censura vídeo ou qualquer coisa que sege publicada na internet, que uma pessoa que tenta censura a liberdade de expressão, seja ela qual for, não, não vai representar ninguém. Seria muito mais fácil, ou melhor, um representante de verdade ele teria que procurar o dialoga primeiro, em vez de procurar a justiça, ainda que sege um meio ilegal e por que ele não vez isso? Quer dizer então que ele não serve para representar ninguém...,” diz Vloguerio paulista Dâniel Fraga.

"Pessoas retardadas sempre irão existir em todo e qualquer lugar. Se ela usar ou não uma conta que tem o rosto dela e nome quando ela lhe ofender o que mudaria para você? Iria perseguí-la na vida real? A processaria? Pessoas sensatas utilizam o anonimato para poder expor suas ideias e conversar com pessoas que tem gostos semelhantes, sem ter que serem julgados por quem eles são, mas, sim pelas suas ideias, conversar com pessoas em um anonimato garante bem mais a honestidade das pessoas, afinal, não há para nada para esconder, e não é necessário falsidade, uma conversa anônima é bem mais válida que muitas outras conversas que vocês possam ter na internet com desconhecidos," diz Wanderson Cabral.

"Acho válido em algumas situações [o anonimato]. Algumas pessoas e grupos podem expressar opiniões e promover manifestos considerados subversivos, mas que servem para alertar a população, para informá-la e etc. Por exemplo, o grupo Anonymous," diz Der Ghul.




- Iguatemi Notícias Online:

O Blog Iguatemi Notícias Online aceita comentários de pessoas anônimas (sem censurar nada), e isso não acontece só porque eu quero, e sim porque a empresa/site que eu criei este Blog chamada Blogger que pertence ao Google (o site mais visitado do mundo) tem a opção de deixar as pessoas/visitantes comentarem o que quiserem sem ser identificado (anonimato) nas minhas postagens e isso não é contra a lei.



toda censura é burratoda censura é burra
A pior parte da censura é

Compartilhem nas redes socias quem gostou e comente aqui no blog, pode ser no anonimato, não tem nenhum problema.

Facebook: www.facebook.com/blogiguatemi/ 
Twitter: www.twitter.com/#!/iguateminonline/
E-mail: iguateminoticiasonline@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário