sexta-feira, 15 de junho de 2012

Secretária municipal de saúde fala sobre supostos casos de dengue em entrevista ao L12



A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
 
 
Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente pelos outros três. Vale frisar que a transmissão só ocorre da forma que foi mencionada: não existe a possibilidade de uma pessoa portadora “passar dengue” para outro indivíduo.
 
 
De acordo com divulgação feita na imprensa, supostos 24 casos de dengue foram registrados no distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, porém, a Secretária de Saúde afirma que apenas um caso do vírus foi registrado naquela comunidade.
 
 
Para falar sobre o caso, o L12 Notícias entrevistou a secretária municipal de saúde, Nádia Cristina.

Confira a entrevista na íntegra:

 
L12 Notícias - Chegou ao conhecimento do L12 Notícias, através de emails reportados por nossos internautas, que está tendo vários casos de dengue na região do distrito de Iguatemi. Diante disso, como estão os trabalhos de combate à dengue no município de Livramento de Nossa Senhora?

Nádia Cristina - A partir do momento que a secretaria tomou conhecimento do surgimento de casos de sintomas compatíveis com dengue, a equipe de vigilância epidemiológica se mobilizou e começou os trabalhos na área. Até então, não havia registros de casos na localidade. Como é zona rural, não é rotina da secretaria e nem de município nenhum da região fazer trabalho de ciclo na zona rural, pois esse trabalho é realizado apenas na sede do município. A partir do momento que começou surgir casos, a equipe se mobilizou e todos os agentes de endemia foram para a localidade começar, inicialmente, com a atividade educativa, fazendo o abate, e também o tratamento das caixas. A partir daí continuaram surgir casos, onde a gente entende que até então não tinha nenhum registro de casos de dengue no município. O último caso foi registrado em 2009; no ano de 2010 não houve casos; 2011 também não houve casos. Apesar de não haver casos confirmados, a atividade educativa tem que ser contínua, casa a casa com morador, porque o município tem impactado seis ciclos por ano. Então, nós temos uma média de seis ciclos por ano, em cada residência da sede. Na zona rural, apenas no distrito de Itanagé houve casos de larva positiva e esse é feito uma vez por mês, onde os agentes de endemia são convocados em blocos, se deslocam até lá e fazem os trabalhos. Os casos deste ano nós achamos que foi por conta de grande circulação de pessoas vindas de outras cidades para Iguatemi, eles podem ter sido importados de lá, dessas pessoas de outras cidades. Então, foi uma preocupação muito grande da gestão, da administração do prefeito, da gente está levando a equipe toda da secretaria, da vigilância epidemiológica, onde hoje, inclusive, está toda a equipe lá, coordenador de vigilância epidemiológica, coordenador de endemias, e todos os agentes comunitários, juntamente com a equipe de saúde da família, a qual está sendo realizado o trabalho educativo nas escolas, sendo ele em duas etapas, pela manhã às 9 horas e pela tarde às 15 horas, na hora do intervalo com os alunos. Os agentes vão se mobilizar em equipes, casa a casa, passando para fazer a atividade educativa, porque a secretária sozinha não pode assumir essa responsabilidade com as famílias, porque o trabalho é casa a casa, então não adianta a secretária fazer a parte dela e a comunidade não corresponder. A gente sabe que a dengue começa nas casas, com os criadores na família.
 
 
L12 Notícias - O senhor Vitalmir Moura, que mora no distrito de Iguatemi, reportou ao L12 que ele também estava com suspeita de dengue. Ele nos informou, ainda, que mais de 60 pessoas sentiram-se mal e que algumas delas ficaram internadas no Hospital Magalhães Neto, em Brumado, por três a quatro dias. O que a Secretária tem a dizer sobre essa denuncia?
 
 
Nádia Cristina - Nós temos constatado no distrito de Iguatemi 24 notificações, mas apenas 1 (um) caso foi confirmado dessas 24, todos os nossos pacientes, é uma preocupação muito grande nossa, e também uma preocupação muito grande do prefeito, encaminhar esses casos para o hospital de Livramento, a não ser que tenha sido encaminhado por demanda espontânea. Existe um médico hoje em Iguatemi que faz o primeiro atendimento, porque a gente sabe que o tratamento de dengue é a hidratação, e tratamento sintomático de antitérmico e muito repouso, líquido. E esses pacientes que não são compensados em Iguatemi são encaminhados para o hospital de Livramento. O Hospital de Livramento está pronto para receber todos os pacientes sem haver possibilidade nenhuma de encaminha-los para outro município, a não ser que comece a apresentar baixa de plaquetas, operações que venham precisar de um suporte maior, que ai a gente encaminha. Hoje Iguatemi tem um suporte grande à unidade da família, que fornece hidratação se precisar, que não é o caso de dengue, mas até um procedimento maior, uma sutura. Um pequeno procedimento hoje é realizado dentro de Iguatemi.

L12 Notícias - Existe algum novo tratamento pra dengue ou vacinas sendo testadas de forma a prevenir a doença?
NC - Vacina não. Tratamento pra dengue é sintomático: prevenção de sintomas, febre, antitérmica, hidratação e repouso.


L12 Notícias - Na sede do município há muitos casos de pessoas infectadas pelo vírus nesse ano de 2012?

NC - Na sede do município, como eu disse anteriormente, teve apenas um registro do caso, uma moradora da Rua Belo Horizonte, ali próximo a Praça Zezinho Tanajura, a qual no período que esteve doente viajou, nesse caso, a gente não sabe se ele adquiriu a doença em outro município.
 
 
L12 Notícias - Há algum alerta que a Secretaria Municipal de Saúde possa dar para a população, a fim de se prevenir contra a dengue?
 
 
NC - Tem sim. O alerta que nós pedimos pra população é que comece de casa, então assim o Dr. Carlos, prefeito, ta empenhado, pediu que a secretaria se mobilizassem, e assim a gente fez, onde há 15 dias foi feito esse trabalho, hoje especificamente a equipe de vigilância epidemiológica esta na localidade fazendo atividade educativa. A gente tem que contar com o apoio da população. Não adianta a gente tratar a água daquela caixa que está descoberta e ela continuar descoberta e o morador não tomar providência, deixar água parada, deixar lixo, pneus, então o que a secretária ta fazendo hoje na localidade é mobilização com carro de som, palestras educativas e visita casa a casa. Junto com isso tratando aqueles que já estão com suspeitas da doença instalada.
 
 
L12 Notícias - Como é feito o trabalho de campo?
 
 
NC - O tratamento de campo é feito através dos agentes de endemias, casa a casa, com atividades educativas, abate das caixas descobertas, analise da água, ver se tem foco, conferir se tem larva positiva, trazer para análise no laboratório e é feito naquela localidade onde tem larva positiva o tratamento através do abate.

L12 Notícias - Quais as principais dificuldades que os agentes encontram para realizar o trabalho?
 
 
NC - É mesmo a conscientização da população, o apoio da população. Como eu disse anteriormente, não adianta agente fazer o trabalho se o agente de endemia saiu da residência e o morador continua com o lixo, com água parada, com plantinhas com água no caqueiro. É preciso que a população se conscientize, por isso que a gente trabalha muito com carro de som, com faixas, com atividades educativas, com palestras e a população continua sem tomar providência. Nós já tivemos um caso aqui, de uma família que veio fazer uma denúncia na secretária, isso foi na Avenida Presidente Vargas, uma área que a gente acredita que são de pessoas esclarecidas, e na casa dessa família tinha 8 (oito) garrafas, todas com larvas positivas dentro, teve água com larva positiva. Então, não adianta que a pessoa quer que a administração, apesar da administração tá empenhada, o prefeito não mede esforços para ta favorecendo tudo que a secretária precisa, em termo de carro, de agentes, de funcionários, de bomba, na questão do que a gente precisa para o trabalho ser realizado e a comunidade não ajudar. 


L12 Notícias - Esse crescimento de casos com suspeita de dengue na região do distrito de Iguatemi tem mesmo alguma relação com essas pessoas vindas de fora para trabalhar no setor da mineração? Já foi feito algum estudo técnico que possa comprovar essa tese?

NC - Com relação ao grande número de pessoas circulando na região, que vieram trabalhar na mineradora, a gente entende que esse vírus pode ser importado de lá, dessas pessoas que vieram, uma vez que na sede do município não há registro de casos e, até então, em Iguatemi nunca houve nenhum caso registrado. Então, após a mineração veio o progresso, foi empenho do prefeito também, trazendo progresso, mais junto com o progresso outras pessoas de fora vieram, a gente acha, não podemos afirmar, pois não temos dados que comprovam que esse surgimento de casos tenha vindo junto com essas pessoas.

L12 Notícias - Deixe uma mensagem à população do município sobre a importância de prevenir:


NC - A gente pede para a população nos apoiar na prevenção da dengue, só depende da população. A gente faz a nossa parte, a administração tem feito sua parte educativa, mas a população precisa nos apoiar um pouco mais.

Entrevista creditado ao L12 Notícias, visitem!

Observações por Iguatemi Notícias Online:


Mais uma prova que o bem-estar dos moradores de Iguatemi e região esta sendo esquecido, pois os nossos representantes só se preocuparam com a dengue em Iguatemi quando já estava espanhada, deveriam se preocupar antes, com isso não teriamos estes casos de dengue em Iguatemi e como todo mundo sabe exite a dengue hemoragica, podendo levar o paciente a morte. Na fala de Nádia Cristina ela confirma o que eu falei: "A partir do momento que a secretária tomou conhecimento do surgimento de casos de sintomas compatíveis com dengue, a equipe de vigilância epidemiológica se mobilizou e COMEÇOU os trabalhos na área," diz Nádia.


"Como é zona rural, não é rotina da secretaria e nem de município nenhum da região fazer trabalho de ciclo na zona rural, pois esse trabalho é realizado apenas na sede do município," diz Nádia. Iguatemi para Livramento é considerada zona rural, mas em minha opinião Iguatemi já pode ser considerado "cidade", pois eu conheco cidades que tem menos de 1000 habitantes, como é o caso de Borá (SP), com apenas 804 habitantes.Se nenhum município da região faz trabalho de ciclo na zona rural, isso não quer dizer que Livramento não possa fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário