quinta-feira, 12 de abril de 2012

Município realiza capacitação continuada para implementação do Plano de Promoção Racial


IGUALDADE RACIAL (5)A Secretaria Municipal de Governo/Departamento de Promoção da Igualdade Racial, promoveu a Primeira Etapa de uma Capacitação continuada para implementação, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Promoção Racial. O evento aconteceu nos dias 09 e 10 de abril no auditório da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora e teve como facilitadora a Senhora Vanda Sá Barreto – Especialista em Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
A Capacitação teve como objetivo qualificar os gestores municipais, servidores municipais e lideranças quilombolas para a implementação do Plano Municipal de Promoção de Igualdade Racial. As atividades propostas visam dar maior celeridade às ações previstas no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, dando continuidade às ações já em andamento pela Prefeitura Municipal.
Algumas questões foram tratadas com maior ênfase, a exemplo da qualificação dos agentes públicos, das lideranças comunitárias quilombolas e dos movimentos sociais, segmentos que devem acompanhar o processo e a construção de instrumentos de gestão, cuja aplicação deve cumprir o que está na Lei Municipal que aprovou o Plano e foi sancionada pelo Prefeito Municipal, Dr. Carlos Roberto Souto Batista.
O encontro promoveu ainda, oficinas para tratar do fortalecimento das Comunidades Quilombolas, uma vez que estas devem participar como protagonistas no que se refere a execução do Capítulo 5 do Plano (capítulo que trata da Questão Quilombola). Lideranças das 13 comunidades quilombolas de Livramento certificadas pela Fundação Cultural Palmares: Lagoinha, Poço, Olhos D’Água do Meio, Cipual, Lagoa do Leite, Jiboia, Jatobá, Quixabeira, Várzea, Rocinha, Pajeú, Couros e Maracujá receberam as orientações necessárias.
Os Gestores/as, Técnicos/as, Coordenadores de Secretarias Municipais e do Grupo Executivo responsável pelo Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação conforme preceitua o Eixo 8 do Plano, também participaram de atividades para realizar um balanço das ações já realizados e previstas no Plano e construir os instrumentos para o cumprimento dos seus objetivos.
* Informações do site da Prefeitura de Livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário