domingo, 22 de abril de 2012

Começa festa eleitoreira em que tudo é prometido

Raimundo Marinho

Jornalista

Foto enviada por Artur Moura           Foto do site Mural de Notícias
Pelo visto, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, foi a Livramento de Nossa Senhora (BA) sem qualquer agenda, no último dia 20. Tudo indica que apenas ampliou contatos políticos iniciados em Rio de Contas, onde teria firmado compromisso de implantar uma cultura experimental de uvas, voltada para produção de vinhos.
Concretamente, nada levou de relevante para Livramento, nem assumiu compromissos, apenas ouviu pedidos que se repetem em véspera de eleições. Mesmo assim, recebeu bajulações, comeu e bebeu à vontade, tendo tratamento digno de chefes de Estado. Deve ter retornado a Salvador dando gargalhadas.
As lideranças do município pareciam em campanha eleitoral, bancando papagaios de piratas nas fotos e submissas a um obscuro servidor do governo estadual. Isso demonstra que nada mudou no sertão, nem entre as lideranças, costumeiramente curvadas para o poder central, nem os eleitores, sempre prontos a aplaudir.
E tudo corre, festivamente, à margem dos graves problemas que o município enfrenta. O convênio com a Apromol, para o combate à mosca da fruta, de R$450 mil, parece não ter sido assinado. O secretário apenas informou que o governador está sensibilizado com o drama da seca na região, mas não acenou com providências a serem tomadas pelo Estado, prometendo apenas “fazer o possível”.
Como convém ao momento eleitoral, Eduardo Salles encontrou-se separadamente com os dois chefes políticos locais. Com o prefeito Carlos Batista, visitou e ouviu produtores de mangas. Com o ex-prefeito Emerson Leal, reuniu-se em um jantar, dominado pela presença de interessados nas próximas eleições, incluindo pré-candidatos a prefeito e vereadores. Foi uma reunião política.
O presidente da Associação dos Irrigantes (ADIB), Rosivaldo Romão, repetiu sua preocupação ante a crise dos recursos hídricos, relembrando medidas que, há anos, tenta viabilizar. Entre os ouvintes, estava o deputado federal Edson Pimenta, aquele que não cumpriu a promessa, feita em 2011, de ceder para o projeto parte das verbas de suas emendas ao orçamento da União.
O prefeito Carlos Batista também reforçou solicitações já feitas, como a inclusão de Livramento nos programas emergenciais destinados aos municípios afetados pela estiagem. Porém, pelos apoios que diz ter, como os de Edson Pimenta e do secretário da Agricultura, receia-se que vá morrer à míngua. Tudo não passa de arroubos eleitoreiros, mas não custa continuar cobrando.
* Informações do Mandacaru da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário