quinta-feira, 12 de abril de 2012

Professores da rede estadual de ensino de Livramento resolvem aderir à greve

Após reunião realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, na manhã desta quinta-feira (12), professores da rede Estadual de Ensino de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, decidiram parar suas atividades e aderir à greve dos professores estaduais em 100%.
De acordo com a Presidente da Delegacia Sindical Rio de Contas (com sede em Livramento), Liliana Lima Vieira Pereira, os professores estão reivindicando melhores condições de trabalho, cujo principal motivo é a demora do Governo do Estado em cumprir o piso nacional de 22,22% aprovado pelo Governo Federal.
A Presidente afirmou que a greve é para todos os trabalhadores em educação, ou seja, todos os funcionários administrativos efetivos da Rede Estadual.
“Os funcionários deverão entrar de corpo e alma nesta greve junto com os professores, mostrando ao Governo que não estamos satisfeitos com estas medidas, que ao invés de valorizar o salário deste segmento vem diminuindo de forma sistemática, como é o caso dos funcionários auxiliares administrativos, que já perderam todas as suas gratificações. Quando, de forma irônica, o Governo diz que está valorizando o salário desses trabalhadores Públicos”, ressaltou Liliana Lima.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), o movimento vai continuar até que o Governo do Estado cumpra o que foi acertado com a categoria.
Os professores protestam, ainda, sobre a redução da gratificação, que por lei já está incorporada ao salário; não pagamento da URV; falta de concurso público; falta do plano de carreira; a não gratificação para aqueles funcionários que concluíram o curso de Profuncionários.
Na reunião, compareceram cerca de 30 professores, representando o efetivo do Colégio Estadual João Vilas Boas, Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, Escola Estadual Polivalente, Escola Estadual Dona Tina, além de representantes de escolas da cidade vizinha Rio de Contas.
Em nota divulgada em sua página na internet, a Secretária de Educação da Bahia, afirmou que enviou para a Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que assegura o cumprimento do piso nacional da educação aos 5.210 professores de nível médio (carreira em extinção), que ficaram com os salários abaixo do novo patamar nacional, de R$ 1.451,00.
* Informações do L12 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário