segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cidão Aracatu se posiciona a favor da emancipação política de Iguatemi

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está cada vez mais perto de ficar menor territorialmente, já que os deputados federais aprovaram, na última terça-feira, dia 7 de maio, o requerimento para votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar do Senado (PLC) 416/2008. Com 399 votos favoráveis, 19 contrários e uma abstenção, a votação do mérito do projeto foi marcada para a próxima terça-feira.
 
A proposta é de emenda à constituição que devolve às assembleias legislativas a autonomia para criar, incorporar e desmembrar municípios, visto que que essa prerrogativa vigorou até 1996, quando a Emenda Constitucional 15 estabeleceu que caberia ao Congresso Nacional aprovar lei complementar para determinar o período em que um município pudesse ser criado. O Problema é que essa lei não foi editada e, desde então, os distritos de todo o país estão com prejuízo muito grande.
 
Enquanto isso, agricultores, comerciantes, população, políticos e militantes de movimentos pela emancipação do distrito de Iguatemi já estão se articulando em defesa de sua independência.
Procurado pelo L12 Notícias ara falar sobre o assunto, o vereador Aparecido Lima, “Cidão Aracatu”, do PSD, posicionou-se a favor da emancipação daquele Distrito. Segundo ele, Iguatemi já era pra ser uma cidade há muito tempo, no entanto, em razão da falta de interesse por parte de alguns políticos que cuidavam da administração municipal na época em que houve o último plebiscito, o sonho de independência deixou de ser concretizado. “Iguatemi já era pra ter sido emancipado há 20 anos... Aquele distrito possui hoje quase 15 mil habitantes e conta com aproximadamente 8 mil eleitores. Não resta dúvidas de que sua emancipação favoreceria o desenvolvimento econômico daquela região. Para se ter uma ideia, são 42 km de Iguatemi até a sede e, se for somar desde a divisa com Lagoa Real até a sede do município de Livramento são 70 km de precária estrada de terra, isso dificulta a vida da população daquela região”, esclareceu Cidão Aracatu.
 
O vereador ressaltou que Iguatemi possui uma agricultura forte, baseada no cultivo do maracujá, o qual deverá dividir espaço com a mineração em um futuro bem próximo, isso sem contar com o potencial comercial que aquele distrito tende a desenvolver. O edil fez questão de dizer que, em ocasiões pretéritas, Lagoa Real conseguiu sua emancipação, sendo que Iguatemi continuou dependente de Livramento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário