quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Desrespeito – Prefeitura de Livramento abastece população da zona rural sofrida com a seca com água contaminada por esgoto

Água sem nenhum tratamento é retirada da bica da Cachoeira

Carro Pipa, Carlão, prefeito, água contaminada, zona rural, cachoeira,
Ao mesmo tempo em que o prefeito de Livramento autorizou que a EMBASA jogasse os dejetos dos esgotos sanitários de Rio de Contas nas quedas da Cachoeira Véu de Noiva, localizada no KM 01 da estrada que une o município vizinho a Livramento de Nossa Senhora, contaminando criminosamente as águas do Rio Brumado que abastece o consumo residencial e comercial deste município, a Prefeitura, agora está fornecendo para várias localidades da região do sertão a água poluída e contaminada  retirada do mesmo local.
Isto, porque, diariamente, diversos caminhões-pipas a serviço da Prefeitura carregam seus tanques com a água suja captada na bica improvisada existente nos Valérios, construída às margens da estrada, para em seguida fornecer e abastecer residências na zona rural do município, cujos moradores vêm sofrendo com a longa estiagem.
Fora a discussão da qualidade da água, é de estranhar que a prefeitura abasteça frequentemente os carros-pipas na bica quando a captação deveria ocorrer na Matinha, local onde existe uma lagoa de decantação para tratamento do líquido, construída pela EMBASA, na verdade, a empresa responsável pela execução de serviços de abastecimento da água de Livramento.
A prática condenável da Prefeitura, além de ser um desrespeito, demonstra que a atual gestão municipal não se preocupa com a saúde da população, fornecendo água não tratada e que apresenta riscos para surgimento de diversas doenças provenientes dos dejetos in natura que caem abundantemente no rio que deságua na Cachoeira.
Suspeita Em função da longa seca que atinge Livramento, com agravamento no interior do município, onde diversas localidades sofrem pela falta de água para consumo e, também, para irrigação de plantios, cabe ao governo promover ações que amenizem a situação enquanto as chuvas do período de estação não chegam.
Mas o problema é quando isto ocorre em período de eleição municipal. Isto porque existem suspeitas que o fornecimento da água retirada da Cachoeira está sendo usado para fins eleitoreiros, o que deverá ser investigado pelo ministério público eleitoral a partir de algumas denúncias que já estão sendo investigadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário