José Augusto Maia, Pastor Eurico, e o líder do movimento emancipalista do Brasil, Augusto Cesar, entregam documento ao Pres. da Câmara, Marco Maia
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve nesta terça-feira (21/09), no gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados. O pernambucano é presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios no Brasil, ele estava acompanhado pelo também deputado federal Pastor Eurico (PSB-PE), dentre outros deputados.
José Augusto Maia conseguiu apoio de todos os Líderes Partidários através de um documento assinado por eles, que exige a urgência na votação do Projeto de Lei Complementar n.º 416/2008, que devolve aos Estados Brasileiros a prerrogativa de criarem seus próprios municípios.
“Ao usar da palavra em meu discurso, busquei sensibilizar todos os Líderes que lá estavam, detalhando a luta dos movimentos emancipalistas, bem como o sofrimento e a angústia dos habitantes dos distritos, a exemplo de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e tantos pelo Brasil a fora, que se desenvolveram, criaram suas próprias condições econômicas e sustentabilidade, mas que há 16 anos estão impedidos de continuar crescendo uma vez que o Congresso Nacional ainda não regulamentou a Constituição Federal, para devolver aos Estados o direito de dar aos seus distritos suas liberdades”, disse José Augusto Maia.
Ainda segundo o deputado federal, após a entrega ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o mesmo imediatamente mandou protocolar o documento, e na presença de todos demonstrou seu apoio, bem como seu empenho.
Iguatemi é um dos 50 distritos da Bahia que esta entre os que estão dentro dos critérios, alguns outros são
a Vila do Café, em Encruzilhada, Quaraçu, em Cândido Sales, Ibitira, em Rio do Antônio, Mutans em Guanambi, Maniaçú em Caetité, Sussuarana em Tanhaçu.
Leia também:
O senador Tomás Correia defende autonomia dos estados para a criação de novos municípios em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (26/10)
estamos na luta ´pelo IGUATEMI e vamos consegui se DEUS quiser pois vontade não falta pra lutar para melhorar a qualidade de vida dessa gente tão sofrida marcos pessoa
ResponderExcluirO desmembramento desse distrito beneficiará também a Livramento. Ao próprio Iguatemi será essencial, pois andará com suas próprias pernas. Torço pra que isso aconteça. T.Costa.
ResponderExcluirNós, do distrito de Ameixas - PE. Desejamos que o povo de Iguatemi alcance esse objetivo, pois não há felicidade sem a liberdade. A emancipação política é uma porta aberta para o progresso e para o desenvolvimento em todos os aspectos. Também estamos nesta luta. Com o projeto pronto para ser aprovado, estamos aguardando a regulamentação do Art.18 da Constituição. Um abraço do povo de Ameixas.
ResponderExcluirMarcos Freire Leite.
Obrigado! Só unidos conseguiremos o nossos objetivos.
Excluir