sábado, 6 de outubro de 2012

Entenda como funciona as eleições para vereador

* Por Blog Iguatemi, com inf. G1

Nas eleições para vereador o sistema adotado é o proporcional, por isso que alguns candidatos fazem mais votos que outros e não são eleitos. O que determina o preenchimento das vagas é a votação obtida pelo partido ou coligação.

Calculo do Quociente eleitoral

Votar para vereador significa: escolher o próprio candidato ou votar na legenda. No final da eleição, todos esses votos serão somados para o partido.

Em Livramento nesta eleição mais de um partido se une, formando uma coligação, esta também concentra os votos válidos, como se fosse um partido só.
O que define quais partidos ou coligações tem direito de ocupar as vagas em disputa é o quociente eleitoral.

Esse número é obtido pela divisão do total de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas. Se o número não for inteiro, fica desprezada a fração igual ou menor do que meio. Se for superior, é equivalente a mais um.

Em seguida é feito o cálculo do quociente partidário. Os votos válidos recebidos pelos partidos da coligação (nominais ou de legenda) são divididos pelo quociente eleitoral, resultando no número de cadeiras que a coligação pode ocupar. Os melhores colocados de cada coligação preenchem as vagas.

POR EXEMPLO: (só é um exemplo, estes números (26 e 2 mil) deve/pode ser um pouco menores).

Em Livramento, por exemplo, a Câmara Municipal terá 13 vagas a serem preenchidas.
Se os votos válidos somar 26 mil, o quociente eleitoral é de 2 mil votos (26 mil dividido por 13).

Assim, se uma coligação consegue 6 mil votos, tem direito de eleger 3 vereadores (6 mil dividido por 2 mil).

Um candidato com poucos votos pode chegar a ser eleito, se fizer parte de uma coligação que conte com um “puxador de votos”.

O chamado "puxador" é um candidato que acumula uma quantidade de votos tão grande que leva para cima o quociente eleitoral e acaba garantindo – além da dele – mais vagas para a coligação, nas quais entram candidatos que tiveram poucos votos.

Foi o caso do deputado federal Tiririca (PR) nas eleições de 2010. Com a maior votação do Brasil, ele foi eleito e ainda “puxou” mais três candidatos que, sozinhos, não seriam eleitos.

Quanto mais votos a legenda ou coligação conseguir, maior será o número de cadeiras destinadas a ela no parlamento.

A coligação que não atinge o quociente eleitoral, no caso 2 mil votos não tem direito a nenhuma cadeira. No caso das eleições 2012 em Livramento dificilmente isso acontecerá, pois tem vários candidatos fortes em todas as coligações então com certeza atingirá o quociente eleitoral.

Se caso sobra uma vaga em aberto, é preciso fazer um novo cálculo para preenchê-la. Divide-se o número de votos de cada partido pelo número de vagas conquistadas mais 1. O partido que ficar com o maior índice ficará com a vaga.

POR EXEMPLO:

1º) A coligação tem 10 candidatos e fez 4 mil votos, logo elegeu 2 vereadores.
10 dividido por 3 (2+1)= 3,33


2º) A coligação tem 7 candidatos e fez 6 mil votos, logo elegeu 3 vereadores.
7 dividido por 4 (3+1)= 1,75


Resultado final: A 1ª coligação ficou com a última vaga de vereador, pois teve o maior índice (3,33).

OBS.: Se caso você não estiver conseguindo ler o exemplo aqui em baixo clique e segure no teclado do seu computador a tecla "Ctrl" e depois clique "+". Partido A,B,C e D no exemplo pode ser coligação que é o caso de Livramento nesta eleição.






Nenhum comentário:

Postar um comentário