sábado, 27 de outubro de 2012

Produção de maracujá afetada pela seca na região de Livramento

Os moradores das cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de contas não se recordam quando foi que caíram chuvas consistentes na região. Há meses que não chove nessas cidades, reflexo da grave seca que afeta toda a Bahia, considerada a maior dos últimos 47 anos.

Dom Basílio, junto com outros dois municípios vizinhos, Livramento e Rio de Contas, se destacam na produção do maracujá, fruto que ainda resiste à falta d’água. Segundo a EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, 30%da produção nacional saía dessas cidades. Antes da seca, a área plantada com a fruta nas três cidades somava 20 mil hectares. Mas nesta safra os produtores foram obrigados a reduzir a área por causa da falta de chuvas: hoje, são 12 mil.

O Rio Brumado, que abastece os municípios, está completamente seco. Muitos produtores têm apelado para a perfuração de poços artesianos, para tentar continuar produzindo. Mas nem todos os poços têm dado água. A esperança dos produtores é de que cheguem as chuvas do mês de outubro, para amenizar a situação.
 
Fonte: Blog da Resenha Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário