segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estiagem castiga famílias e animais em Livramento

Por Marcos Santos, L12 Notícias



A falta de chuva transformou o cenário rural. O capim secou, animais emagreceram e a maioria das plantações está perdida.

Nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, no sudoeste baiano, agricultores e produtores rurais fazem o que pode para lidar com a estiagem prolongada. Os dois estão entre os 250 municípios baianos que decretaram estado de emergência causa da seca e estiagem.

Pastos secos, terra trincada, árvores mortas, poeira. A paisagem da zona rural mudou literalmente com o tempo seco. Na ausência do capim, o gado fica muito magro, conseqüência de vários meses sem chuva. Para amenizar os problemas causados pela deficiência alimentar, muitos produtores utilizam fontes alimentares alternativas na dieta de ruminantes.

Uma das poucas alternativas que sobrou para alimentar o gado é a palma, também conhecida por urumbeta em algumas regiões. A planta é uma cactácea de origem mexicana, rústica, resistente e adaptada a regiões secas. A palma é proveniente da região do Texas (EUA), mas é bastante comum encontrá-los no sertão do nordeste brasileiro.
Um pedacinho dessa plantação está aqui na região de Livramento, porém, em algumas propriedades, nem a palma está resistindo à inclemência do sol. Leia na íntegra...


Uma das poucas alternativas que sobrou para alimentar o gado é a palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário